segunda-feira, janeiro 16, 2006

Homem não chora [na blogosfera] última parte

Apesar ser homem, não chorar, e já não ser nenhuma criança, os blogues no feminino não deixam de me surpreender.

Há de tudo. Desde os suaves baby blogs, até aos very hard “mulheres à beira de um ataque de nervos”. Estes últimos, como devem imaginar, são muy, muy peligrosos.

A primeira vez que me estreei a ler um post no «Rititi», apesar de ser difícil na minha pessoa, tenho quase a certeza que corei. Eu não estava simplesmente a acreditar que alguém [homem ou mulher] escrevesse, com a maior das “naturalidades”, aquelas “coisas” que eu estava a ler naquele momento. Abri e fechei os olhos várias vezes. Cheguei mesmo a reler os posts para ter a certeza que tinha entendido, mesmo, o que lá estava escrito. Só não cheguei ao cúmulo de me beliscar, porque é mais que sabido que os homens não suportam bem a dor.

Aos poucos e poucos, lá me fui habituando ao “estilo” Rita Barata Silvério e… ainda bem que assim foi, senão, ainda me tinha dado alguma coisinha má quando li, pela primeira vez, os posts do «SA» [Sociedade Anónima]. Estão a ver a Rititi? Ok! Agora imaginem uma Rititi ao cubo e multipliquem por quinze. Conseguem imaginar? Eu sei que não é fácil, mas têm mesmo que tentar, antes de se arriscarem a ler o «SA». Mesmo que eu quisesse [e queria], não seria capaz de transcrever aqui alguns dos títulos dos posts, quanto mais expor os seus conteúdos. Aquilo… só lido com os vossos próprios olhos. Contado, ninguém acredita. Nunca na vida me arriscarei a comentar nada no «SA», seja lá o que for. Nem sequer um simples, "Bom dia! A meninas estão bem?".

Na Rititi, já me aventurei a comentar algumas [pouquíssimas] coisas… mas sempre na brincadeira e sem abusar muito da minha sorte. O importante no «Rititi», é estarmos sempre a jeito para “cavar” [e bem depressinha] caso a coisa comece a correr mal para o nosso lado.

Precisamente no extremo oposto, estão os baby blogs como o «Fraldinha». É o feminino na sua faceta mais ternurenta e meiga. Como andam com as hormonas todas baralhadas, dá-lhes para serem simpáticas para toda a gente ou para se desfazerem em lágrimas caso sejam levemente contrariadas. Têm um público mais restrito, constituído essencialmente por futuras mamãs, por mamãs recentes, pelas suas amigas, familiares e papás babados ou [bastante] baralhados. O maior perigo nas caixas de comentários dos baby blogs é sairmos de lá bolçados, mijados e borrados, após termos sido obrigados a mudar uma fralda a uma criança que nem sequer é nossa.

No meio destes dois extremos existe o blogue «Miss Pearls». É o local ideal da blogosfera para ir tomar um chazinho, ler um poema ou uma estória do quotidiano, ouvir uma musiquinha suave, ou trocar algumas ideias com a interessante e "sempre" amável anfitriã.

Entre a Miss Pearls e a Rititi, precisamente ao meio, é o espaço da «Bomba Inteligente». Neste local não há direito a comentários. A Carla Quevedo não está para aturar palermices. Quem quiser comentar, que o faça nos seus blogues… mas não abuse. É um blogue que convém visitar com assiduidade se quisermos conhecer as novidades, em “primeira-mão”, da blogosfera. Podemos ficar a saber que o Pedro Mexia já retornou à blogosfera, que o Francisco José Viegas tem um novo blogue, que «O Acidental» vai dar uma festa [já deu] no Frágil, ou que o «Da Literatura» comemorou um ano de existência. Apesar de não ter caixa de comentários, se não visitarmos a «Bomba Inteligente», corremos o sério risco de ficarmos completamente desactualizados.

Entre os baby blogs e a Miss Pearls, existe um espaço de blogues no feminino que só tem interesse visitarmos se formos hipocondríacos ou obrigados a isso [visita de cortesia ou procurar uma receita culinária, medicamentosa, etc.]. É o espaço das Renda de Bilros, habitado por estranhas tennagers inconsequentes, ou por mulheres revoltadas, problemáticas, e sempre cheias de dores de cabeça. As caixas de comentários variam entre o tipo consultório de astrologia e o armário de medicamentos das nossas casas. Sempre com uma passagem obrigatória pela psiquiatria. Como para problemas no feminino já nos chega aqueles que somos coagidos a aturar em casa, evitem, sempre que possam, navegar por estas águas turvas e cobertas de neblina.

O mar blogosférico no feminino que vos aconselho vivamente a navegar, vai da «Miss Pearls» até à Rititi. Apesar de ser um espaço onde nos podemos divertir e arranjar algumas amizades virtuais, desde já os aviso que este é, também, o espaço onde todo e qualquer blogueiro deve navegar sempre com a maior das precauções. Sabem o que é navegação à costa? Se não sabem, façam primeiro uma busca no Google antes de se aventurarem por estas águas agitadíssimas. Se não têm cuidado, vem uma onda e… glu-glu-glu. Pois…

Entre a «Bomba Inteligente» e a «Miss Pearls» existem blogues como os «Controversa Maresia», «Postais da Província», «Quatro Caminhos», «Aliciante», «Impressões e Intimidades», etc. São blogues no feminino, com blogueiras simpáticas, mas que têm sempre subjacente algum tema [ou um mix de temas] forte no âmbito cultural: comunicação, jornalismo, poesia, literatura, fotografia, arte, design, etc. Se querem comentar posts nestes blogues, comentem. Mas se não querem ser confrontados, publicamente, com a vossa douta ignorância, vejam muito bem, primeiro, se é mesmo aquilo que querem dizer.

Da «Bomba Inteligente» até à «Rititi», é sempre a abrir. Neste meio encontram-se blogues como os «Semifrio», «Blog Inha», «Lote 5 – 1º Dto», «Blogue da APA», «Rabinho de fora», «O Mundo Perfeito», «I am a Pirate», «Jonas», etc. Nestes blogues, as caixas de comentários estão repletas de estórias divertidas e conversas doidas. À medida que vamos avançando na direcção da «Rititi», as caixas de comentários vão ficando cada vez mais cheias, mais hard e mais peligrosas. Nestes blogues, todos os cuidados são poucos. Estejam sempre com um pé atrás e preparados para todas as eventualidades [mesmo para aquelas que suplantam largamente a vossa imaginação].

Se tiverem de cair em combate numa caixa de comentários, façam de tudo para tentar não deixar a nossa espécie [muito] mal vista. Nunca e em caso algum devem chorar, e se tiverem de morrer pela nossa mui nobre causa, que o façam mas, «with your boots on».

No caso de gostarem de desportos radicais, e insistirem em atravessar o Cabo das Tormentas para enfrentar muy peligrosas Adamastoras, o único conselho que vos posso dar é que rezem, rezem muito… mesmo que não sejam crentes. Em territórios inóspitos como esses, nada mais vos poderá valer senão o próprio Deus pai todo poderoso.

Existe ainda, num oceano à parte, outros blogues femininos interessantes, mas que não são [na minha óptica] blogues “no” feminino. É o caso da nova estrela blogosférica Constança Cunha e Sá e o seu blogue, «O Espectro», ou de outros blogues temáticos das mais diferentes áreas de estudo ou análise científico-profissional. Mas mesmo nestes blogues, de vez em quando, já se começam a notar uns “deslizes” para a escrita “no” feminino. E não me venham dizer que é só uma questão de género gramatical. Depois do que tenho assistido na blogosfera, nunca mais caio nessa. ;)
Partilhar

27 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente análise. 5 estrelas! ;)

segunda-feira, janeiro 16, 2006 11:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Andas a fazer um doutoramento nisto ou quê?

segunda-feira, janeiro 16, 2006 11:54:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Andas lá perto Luís. ;)

Mas com este post a "análise" fica completa.

segunda-feira, janeiro 16, 2006 11:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó André, não acabes com isto! Se o Luís está farto, o problema é dele. ;)

terça-feira, janeiro 17, 2006 12:14:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E pá bolas eu não estou farto eu tenho é ciumes, isto é muito melhor do que a matemática ... e com sorte ainda sacas uma bolsa da fct ... para te meteres com gajas ... perdão senhoras (um gajo esquece-se que elas são como Deus estão em toda a parte).

terça-feira, janeiro 17, 2006 12:56:00 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Ainda acabo por me convencer que há blogues "femininos". Há uns anos o debate era sobre a literatura "feminina" (tipo Rita Ferro e Margarida Rebelo Pinto). Antes mesmo de eu chegar a uma conclusão (há ou não uma literatura feminina), o tema esgotou-se! Renasce agora numa versão tecnologicamente mais moderna: há ou não blogues típicos de "gaijas"? Podem os "gaijos" escrever como elas e elas como eles?
Obrigada pelo post que me agradou muito.

terça-feira, janeiro 17, 2006 8:05:00 da manhã  
Blogger Dinada said...

Para não variar, mais um belíssimo poste do André que, aposto, deixou escorrer uma ou outra lágrima ao fechar este ciclo de escrita sobre os blogues de senhoras e meninas :D!

Parabéns!

Nota: não resisto, though, a corrigir ali uma pequena gaffe de somenos importância - "estriei" não, "estreei" é que é. :p

terça-feira, janeiro 17, 2006 8:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Pitucha,

Obrigado pelo teu interessante comentário.

Na minha opinião, e muito resumidamente, há mesmo blogues de “gaijas”. Se sairmos dos blogues temáticos e profissionais e entrarmos nos blogues de “estórias” do quotidiano, parece-me evidente que há blogues “no” feminino. Há práticas sociais e culturais que não são possíveis de alterar completamente de um dia para o outro.

Convém não confundir esta minha opinião com machismo ou algo de similar. Uma coisa é estarmos a falar de Direitos e oportunidades iguais para ambos os sexos. Outra é termos de admitir que existem diferenças óbvias e menos óbvias entre os sexos. Em alguns casos podemos até falar de vantagens competitivas. ;)

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:30:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Dinada,

Tenho de confessar que fiquei com os olhos húmidos. ;)

Obrigado pela tua chamada de atenção para a minha pequeníssima, íssima, íssima, gaffe. Já a corrigi. É por estas e por outras que nunca conseguirei ser um [verdadeiro] intelectual. ;)

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pitucha:

Concordo em traços largos com o que tu dizes, ou seja, concordo que não é muito inteligente classificar uma obra literária (um blogue por exemplo) com base em estereotipos feminino/masculino.

Gostaria de acrescentar duas coisas ao que disse anteriormente:
1. Nos blogues, quer homens quer mulheres, procuram "novas amizades" (às vezes do mesmo sexo) e isso poderá nalguns casos fazer a diferença.
2. Relativamente à literatura em geral há outra coisa a ter em conta: o facto das mulheres (e os homens) terem ainda presente na memória um período em que as mulheres viviam subjogadas aos homens, o que se reflectia (entre muitas outras coisas) no facto do corpo literário ser produzido essencialmente por homens.

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:35:00 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Luis e André
Agradeço as vossas respostas e acho que têm razão, isto é, há decerto diferenças entre eles e elas (mesmo se legalmente se deva defender a igualdade) e os blogues são diferentes da literatura. Posto isto, e sem transformar um blogue em chat room e o meu comentário em post, é um assunto que dá azo (como deu quando se discutiu a literatura soi disant feminina) a análises menos "sérias" (não é de todo o caso aqui; acho que a questão foi bem abordada) porque demasiado simplistas. E uma vez que os blogues são mais flexíveis do que os livros, porque não escrever uma série de pequenos textos e colocá-los à "votação": escrito por um ele ou uma ela?
Talvez lance a ideia lá no meu Cinzento (se a Geração não o quiser fazer, claro. A iniciativa foi vossa!)

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:44:00 da manhã  
Blogger Nancy Brown said...

Caro André, considero bastante interessante o caminho da tua análise, dado que sou uma defensora acérrima da diferença dos géneros e não da igualdade. Ao q me parece os blogues femininos estão mais na onda do diário, poesia, escrita em geral, enquanto os blogues masculinos, navegam mais na onda da política, sátira, fotografia. Contudo penso que o campo é vastíssimo e existem muitos mais aspectos que poderás explorar...

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pitucha:
Sendo sintético (para não aborrecer ninguem), estou disposto a concordar contigo no uso do método cintífico para dirimir as nossas diferenças de ponto de vista.

Sugiro a Zabelinha do mundo perfeito para produzir um desses textos destinados ao tal teste "científico".

Nancy:

Concordo em parte com a tua análise, agora põe lá um gajo a dizer o que tu dizes numa caixa de comentários de um post político escrito por uma mulher a ver o que acontece ...

terça-feira, janeiro 17, 2006 2:59:00 da tarde  
Blogger Nancy Brown said...

eheheh tens razão luís... a generalizações são sempre "bastante" comprometedoras, tais como os "preconceitos"...

terça-feira, janeiro 17, 2006 4:50:00 da tarde  
Blogger Dinada said...

Eu gosto de ser 'gaija' e acho que há uma escrita de género. Mais de resto, não acrescento nada!

*

terça-feira, janeiro 17, 2006 5:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pitucha,

Lança lá a ideia no teu Cinzento que eu apoio daqui. :)

terça-feira, janeiro 17, 2006 7:01:00 da tarde  
Blogger M Isabel G said...

André,
Já chamei toda a gente aqui de casa para vir ler EM VOZ ALTA este elogio.
(Estão-se a rir mas eu acho que estão todos inchados :))

Obrigada pelas palavras tão simpáticas.
Para a proxima vez que nos cruzamos, com ou sem Pacheco Pereira (sim, eu tb estive lá).
agradeço-lhe pessoalmente.
Um abraço a toda a GR.
Têm muita graça.

terça-feira, janeiro 17, 2006 11:10:00 da tarde  
Blogger 100nada said...

Obrigada pela referência à Sociedade Anónima. E pode comentar lá sempre que quiser. As minhas sócias não mordem! :)
Digo eu...

quarta-feira, janeiro 18, 2006 12:19:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caríssima Miss Pearls,

A próxima vez que nos visitar tem de me avisar com alguma antecedência para eu tentar, pelo menos, ter a casinha arrumada e um lanchinho preparado. Eu não tenho muito jeito para limpezas e arrumação, mas se a Sabine não se importar de dar uma mãozinha… ;)

Se eu soubesse que a Miss Pearls também estava na palestra do JPP… tinha sido uma festa. Mas na próxima, temos de nos conhecer [pessoalmente]

Obrigado pela sua visita e pelos simpáticos comentários.

quarta-feira, janeiro 18, 2006 11:57:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá 100 nada,

Não tem nada de “obrigadar”. Nem que fosse só pelo tema, era uma referência que se impunha.

Obrigado pelo convite mas… sinto-me mais seguro a comentar aqui… ao longe. ;)

quarta-feira, janeiro 18, 2006 12:00:00 da tarde  
Blogger Zozô said...

Obrigada pela referência simpática, ao Blog da APA, André. :)

Fico contente por os comentários divertirem quem por lá passa, porque esse espaço de interacção é uma das melhores coisas de um blog.

Beijinhos.

quarta-feira, janeiro 18, 2006 5:41:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Olá Afrodite,

Não é uma somente um referência simpática, é também uma referência obrigatória. ;)

Bji

quarta-feira, janeiro 18, 2006 11:22:00 da tarde  
Blogger Carlota said...

Como é que eu fui capaz de chegar quase ao fim da semana e não ter lido este post?
O que é que eu andei a fazer na segunda-feira para ter perdido isto?
(...)
Ah, sim! Estava cheia de trabalho. Seca!
Bom post, sim senhor. Interessante.
Beijola.

quinta-feira, janeiro 19, 2006 4:21:00 da tarde  
Blogger Rita Rabiga said...

Estou com a Carlota!
Como é que isto me escapou?
E com referência ao RabinhoDeFora e tudo!
Ahhhhhhhhh! Ando muito distraída! ;)
Toda esta saga de análise dos blogues do feminino está sim-ples-men-te GENIAL!
Adora a divisão dos blogs nas diferentes categorias... adoro tudo!
Parabéns!

quinta-feira, janeiro 19, 2006 6:12:00 da tarde  
Blogger Woman Once a Bird said...

Toda a razão em relação ao Bomba Inteligente. Foi uma passagem por lá que me trouxe até cá.

sábado, janeiro 21, 2006 9:06:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Vim cá parar sem saber bem como (isto de checkar os links dos blogues que te agradam, porque amigo do amigo teu amigo é, leva-nos de blogue em blogue até nos perdermos pela blogosfera sem rumo nem nexo) ... e estou contente de cá ter vindo parar. Gostei muito deste 'resumo', vou guardá-lo nos Favoritos e utilizá-lo para partir à descoberta.
Entretanto, uma pergunta: haverá análise semelhante para os blogs 'no masculino'?

domingo, fevereiro 19, 2006 1:11:00 da manhã  
Blogger André Carvalho said...

Olá Sinapse,

Bem-vinda ao GR. Não conheço nenhuma análise semelhante para os blogues nos masculino, mas se encontrares alguma, avisa.

domingo, fevereiro 19, 2006 11:55:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial