sexta-feira, janeiro 13, 2006

«Escutas» telefónicas

Ao que parece, o escândalo do dia trata de umas pretensas «escutas» telefónicas que foram disponibilizadas pela PT, a propósito do processo Casa Pia. O que a PT tem, como qualquer outra empresa são os detalhes dos CDR (ou Call Detail Record) que servem, normalmente, de suporte à facturação. Os CRD dão a informação de um MSISDN (ou seja, de um terminal - e sendo a PT, um terminal fixo - em português corrente, um telefone) e um MSISDN (que pode ser um terminal fixo ou móvel) de destino. Esta informação sempre existiu, e sempre foi disponibilizada para investigações judiciarias sempre que necessária. A mesma informação está disponível nos operadores respectivos para terminais da rede móvel. Sempre assim foi, sempre assim será. Quem assina o contrato de serviço com o seu operador de telecomunicações, está, evidentemente, a abdicar de uma parte da sua privacidade. Do mesmo modo de quem utiliza um cartão de crédito, contas bancárias, e no limite, anda pela rua abdica de uma parte da sua privacidade.
Mas convém não esquecer que a privacidade, como tantos outros valores, não é absoluta. Afinal de contas, não somos eremitas.
Partilhar

3 Comments:

Blogger André Carvalho said...

Tudo bem Pedro?

Obrigado pelo teu interessante, esclarecedor e... abalizado post.

Quem sabe, sabe! :)

sábado, janeiro 14, 2006 12:07:00 da manhã  
Blogger sabine said...

Concordo com o Pedro.
Só fica a dúvida: até que ponto temos de abedicar da nossa privacidade para viver em sociedade? Será que temos de tolerar tudo? Se sim, como?

segunda-feira, janeiro 16, 2006 8:27:00 da manhã  
Blogger Pedro Oliveira said...

A única questão aqui é que a devassa de 'segredos' de justiça - confesso que ainda não perdi a esperança de um dia ver anunciada no 24 Horas a publicação do processo Casa Pia em fascículos - é cometida gratuítamente por jornalistas e agentes públicos. Que tal uma multa punitiva para o 24 Horas, tipo 100,000,000€, e 15 anos de prisão para os funcionários da PGR que foram origem da fuga de informações? Garanto que os jornalista pensavam duas vezes antes de corromper operadores públicos e estes também, antes de se deixarem corromper...

terça-feira, janeiro 17, 2006 10:02:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial