sexta-feira, dezembro 30, 2005

Passeando pelos media

Pacheco Pereira, na Sábado desta semana:

«Os chineses já fazem correr rios de tinta, mas ainda vão fazer correr mares de tinta. (...) É assim quando se perde, e perder poder é o que acontece hoje na Europa todos os dias. (...) O poder dos chineses está à vista na mais remota aldeia de Portugal (...). Agora são as iluminações e enfeites de Natal, depois serão os electrodomésticos, os automóveis, os aviões, os satélites, as viagens espaciais. Nós ficamos com o nosso glorioso "modelo social"».

Não há dúvida, o regime chinês é um caso de sucesso ideológico. Os liberais louvam-no pelo crescimento económico e a competitividade; os comunistas não se atrevem a beliscar os camaradas do Partido Comunista Chinês. Já agora: o nosso modelo social pode ser mau e é seguramente reformulável. Mas eu prefiro-o a um regime de partido único, censura e prisões políticas, mesmo que isto faça com que a economia suba a 10 ou 15% por ano. Mas o problema deve ser meu...
- Ainda de Pacheco Pereira, é fundamental o seu artigo desta semana, no Público (transcrito no Abrupto), sobre Bento XVI, o Papa que está a devolver à Igreja a fundamental dimensão ideológica e intelectual.
Partilhar

2 Comments:

Blogger Sílvia said...

Um país onde os trabalhadores são pouco mais que escravos, não pode ser um bom exemplo para ninguém. E se o é para Pacheco Pereira, vou ficar muito desiludida. Será que ele defende que em Portugal se retirem todos os direitos aos trabalhadores para que os produtos portugueses sejam mais competitivos ( ou seja, mais baratos)lá fora?

sábado, dezembro 31, 2005 12:52:00 da manhã  
Blogger sabine said...

Filipe: Concordo contigo. O modelo chinês não é xemplo para ninguém (a não ser para aqueles empresários que pensam que vale tudo para tirar o máximo aos empregados e lhe dar o minímo.
O modelo europeu está em crise e a Europa tem a mania de imitar os vencedores (EUA, Japão à alguns anos atrás e China agora) mas seria péssimo importar o modelo chinês.

sábado, dezembro 31, 2005 11:12:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial