quarta-feira, dezembro 21, 2005

O tal de... debate

Gostei bastante do tal de... debate. Deu perfeitamente para nos apercebermos - e sem deixar margem para qualquer dúvida - das diferenças abissais existentes entre os dois candidatos.

Mário Soares teve oportunidade de mostrar a sua verdadeira essência, percorrendo todo o baralho das suas já habituais manhosices de meia-tigela para papalvos. Não esteve mesmo nada bem, e só mesmo os jerónimos deste país é que podem achar que ele esteve... "fresco". Nem sequer se deu ao trabalho de debitar uma ideiazinha própria sobre a forma como pretende exercer a magistratura presidencial. Porventura, porque já nem ele acredita nessa remotíssima eventualidade.

Realmente Soares esteve sempre, sempre ao ataque... só que foi um ataque de baixíssimo nível. Por muito que me esforce, não consigo concordar com aqueles que dizem que o discurso de Soares roçou a injúria pessoal... acho que não só a roçou como a ultrapassou amplamente, e por diversas vezes. Uma vergonha completa! Ainda para mais, quando este discurso parte de um ex-presidente, e quando o seu adversário nunca lhe deu qualquer motivo para tal comportamento... bem pelo contrário.

Soares substituiu completamente os supostos jornalistas da RTP e questionou directamente Cavaco Silva do princípio ao fim do debate. Neste aspecto até se pode dizer que Soares esteve bastante bem... e os "jornalistas" menos bem. Mas melhor que todos esteve Cavaco, que aproveitou todas as questões do seu adversário para explicar aos eleitores quais eram as suas ideias para o futuro, e dando mostras de saber reagir bastante bem à "pressão" que Soares procurava, constantemente, incutir à "entrevista".

Sempre que achou oportuno, Soares criticou o passado de Cavaco Silva. Quando Cavaco rebatia as críticas efectuadas por Soares - obviamente referindo-se ao passado - este dizia que aquilo não tinha interesse nenhum e que seria importante deixar o passado e falar do futuro. Quando Cavaco falava do que pretendia fazer no futuro, lá vinha o Soares com mais qualquer coisa do passado... e andaram nisto o debate todo.

Com aquela pachorra toda para aturar aquele chorrilho de asneiras e ofensas pessoais que Soares foi debitando ao longo do debate, Cavaco Silva, com a sua serenidade, acabou por ter a ocasião de demonstrar, àqueles que ainda teriam dúvidas, que tem o perfil ideal para ser o presidente de todos os portugueses. Admiro francamente a paciência de santo que Cavaco Silva demonstrou ter para com a constante má-criação de Soares. A mim, tinha-me saltado a tampa logo à primeira. :)

Soares, durante todo o debate, não conseguiu disfarçar o seu abespinhamento, e só foi mostrando a dentadura nas suas tentativas, infrutíferas, de morder as canelas a Cavaco Silva.

O pobre coitado esqueceu-se que já não tem dentes para morder nada, e a única coisa que ganhou foi... uma "ganda" gengivite.
Partilhar

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ganhou uma... gengivite? Só tu para me fazeres rir a esta hora. ;)

quinta-feira, dezembro 22, 2005 12:27:00 da manhã  
Blogger BRUNO said...

nem uma virgula a mais.
muito pobre, muito pobre... e falam da nova geração de políticos... a velha guarda também não fica atrás!

quinta-feira, dezembro 22, 2005 2:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Soares é Fixe!

quinta-feira, dezembro 22, 2005 9:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial