segunda-feira, dezembro 19, 2005

A Hora da Literatura. Efeméride

A 19 de Dezembro de 1901, nascia Vitorino Nemésio. Ensaista, professor, ficcionista, poeta e comunicador.

Prece

Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado,
Como quem deixa a porta o saco para o pão.
Enche-o do que quiseres. Estou firme e preparado.
O que for, assim seja, a tua mão.
Tua vontade se faça, a minha não.

Senhor, abre ainda mais meu lado ardente,
Do Flanco de teu filho copiado.
Corre água, tempo e pus no sangue quente:
Outro bem não me é dado.
Tudo e sempre assim seja,
E não o que a alma tíbia só deseja.

Se te pedir piedade, dá-me lume a comer,
Que com pontas de fogo o podre se adormenta
O teu perdão de Pai ainda não pode ser.
Mas lembre-te que é fraca a alma que aguenta:
Se é possível, desvia o fel do vaso:
Se não é, beberei. Não faças caso.

In O Verbo e a Morte
Partilhar