Não há aeroportos grátis
Parece que afinal a construção do aeroporto internacional na OTA vai arrancar em 2008. Custará mais de três mil milhões de euros, na sua quase totalidade, obtidos através de fundos privados (comunitários e banca). Ainda assim, 10 por cento serão obtidos recorrendo a dinheiros públicos.
Obviamente que são cálculos, rigorosos, feitos por quem sabe. Mas também se sabe que este género de investimento tem uma perigosa tendência para derrapar financeiramente. E que a situação económica portuguesa não aconselha a riscos, havendo mesmo áreas mais necessitadas onde aplicar capital, público e privado.
Os optimistas afiançam que a OTA deverá criar cerca de 56 mil postos de trabalho (o que me anima) e terá uma capacidade para receber 40 milhões de passageiros por ano, não obstante os 40 quilómetros que o separam de Lisboa.
Sei que a capacidade do aeroporto da Portela há muito que não é digna para a circulação dos 14 milhões de pessoas que por lá passam, anualmente. Para não falar da sua localização. Tão central que arrepia, sempre que um avião se faz à pista ou levanta voo, mesmo por cima das cabeças dos lisboetas.
O que não sei, e só o tempo o dirá, é se a aposta na OTA será ganha. Sem que os seus prejuízos caiam, daqui a uns anos, em cima de todos os contribuintes…
Obviamente que são cálculos, rigorosos, feitos por quem sabe. Mas também se sabe que este género de investimento tem uma perigosa tendência para derrapar financeiramente. E que a situação económica portuguesa não aconselha a riscos, havendo mesmo áreas mais necessitadas onde aplicar capital, público e privado.
Os optimistas afiançam que a OTA deverá criar cerca de 56 mil postos de trabalho (o que me anima) e terá uma capacidade para receber 40 milhões de passageiros por ano, não obstante os 40 quilómetros que o separam de Lisboa.
Sei que a capacidade do aeroporto da Portela há muito que não é digna para a circulação dos 14 milhões de pessoas que por lá passam, anualmente. Para não falar da sua localização. Tão central que arrepia, sempre que um avião se faz à pista ou levanta voo, mesmo por cima das cabeças dos lisboetas.
O que não sei, e só o tempo o dirá, é se a aposta na OTA será ganha. Sem que os seus prejuízos caiam, daqui a uns anos, em cima de todos os contribuintes…
1 Comments:
Espero bem que isto seja ironia Clara... e das boas. ;)
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