terça-feira, novembro 22, 2005

Não há aeroportos grátis

Parece que afinal a construção do aeroporto internacional na OTA vai arrancar em 2008. Custará mais de três mil milhões de euros, na sua quase totalidade, obtidos através de fundos privados (comunitários e banca). Ainda assim, 10 por cento serão obtidos recorrendo a dinheiros públicos.

Obviamente que são cálculos, rigorosos, feitos por quem sabe. Mas também se sabe que este género de investimento tem uma perigosa tendência para derrapar financeiramente. E que a situação económica portuguesa não aconselha a riscos, havendo mesmo áreas mais necessitadas onde aplicar capital, público e privado.

Os optimistas afiançam que a OTA deverá criar cerca de 56 mil postos de trabalho (o que me anima) e terá uma capacidade para receber 40 milhões de passageiros por ano, não obstante os 40 quilómetros que o separam de Lisboa.

Sei que a capacidade do aeroporto da Portela há muito que não é digna para a circulação dos 14 milhões de pessoas que por lá passam, anualmente. Para não falar da sua localização. Tão central que arrepia, sempre que um avião se faz à pista ou levanta voo, mesmo por cima das cabeças dos lisboetas.

O que não sei, e só o tempo o dirá, é se a aposta na OTA será ganha. Sem que os seus prejuízos caiam, daqui a uns anos, em cima de todos os contribuintes…
Partilhar

1 Comments:

Blogger André Carvalho said...

Espero bem que isto seja ironia Clara... e das boas. ;)

terça-feira, novembro 22, 2005 11:44:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial