domingo, novembro 20, 2005

Memória Futura

«Angola é muito rica - temos petróleo, diamantes. Mas vai tudo para aqueles que estão no governo»
Manuel André Muhongo
Encontrei esta frase no Corrier Internacional desta semana (nº 33, 18 a 24/11/2005), num artigo retirado do Finantial Times. Este artigo lembrou-me o último livro de Pepetela - Predadores - que ainda não tive oportunidade de ler mas que deve ser o relato disso mesmo: de um conjunto de homens e mulheres que vivem do trabalho do outro, de uma elite política que vive no luxo sem dar explicações a ninguém, manipulando e sendo manipulada por um conjunto de países que se interessam por essa riquesa. Ao lado vive uma população pobre. Essa elite - constituída por pessoas do MPLA, mas também da UNITA - tem sugado o país.
Partilhar

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Parecido" com o que se passa em Portugal. A população em Portugal não é obviamente tão pobre, mas para lá caminha. Não têm é petróleo nem diamantes, o que por outro lado ainda é pior do que fazem os governantes angolanos.

domingo, novembro 20, 2005 9:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já estou como este anónimo... não é assim tão diferente com o que se passa em Portugal. Basta ver as negociatas por detrás da OTA. Se é prejudicial para o turismo e vai dar prejuizos de milhões de euros (conforme o estudo apresentado esta sexta-feira no Independente), porque é que querem avançar na mesma? Há alguém que quer lucrar muito com isto mesmo com prejuizo para o país. E esses "alguém" estão a contar com a cobertura deste governo.

domingo, novembro 20, 2005 10:50:00 da tarde  
Blogger BRUNO said...

Tive colegas de faculdade que não tinham vergonha em admitir que as grandes famílias tinham interesse em manter a situação tal como está, e que os estudos que usufruiam não era de todo para melhorar a terra natal.
com pessoas assim não é para Admirar muita coisa que para lá acontece.

segunda-feira, novembro 21, 2005 12:45:00 da tarde  
Blogger BRUNO said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, novembro 21, 2005 12:45:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial