segunda-feira, novembro 28, 2005

Insinuações

No seu último sermão dominical, Marcelo Rebelo de Sousa, com o ar angelical que o catracteriza, questionou a quem podia interessar a discussão em torno da retirada dos crucifixos das esolas. Algum laico, por certo, mas...quem? - perguntava Marcelo, frente a uma Ana Sousa Dias, que, pelos vistos, já lhe aprendeu as manhas, e não pronunciou palavra. É óbvio o que Marcelo tentou insinuar: que Soares, ou alguém da sua campanha, terá, em conluio com o governo, trazido o tema para a praça pública, com vistos a ganhos eleitorais. Ora, eu penso que este País ainda é maioritariamente Católico, embora se possa discutir o grau de adesão ao Concílio Vaticano II da maioria dos católicos portugueses. E, como se viu, se escândalo houve com os crucifixos, não terá sido propriamente o governo a fazê-lo. Por isso, devolvo a pergunta ao Professor: A quem, na realidade, poderá interessar uma discussão tão anacrónica como esta?
Partilhar

15 Comments:

Blogger André Carvalho said...

Também já tinha reparado que dede que foi para a RTP o prf.Marcelo anda a perder as qualidades que o caracterizavam.

segunda-feira, novembro 28, 2005 10:52:00 da tarde  
Blogger sabine said...

Bem, concordo contigo, Filipe. Esta discussão em torno dos crusefixos é completamente ridicula!

terça-feira, novembro 29, 2005 9:50:00 da manhã  
Blogger Pedro silva said...

Caro filipe

1. a discussão não é anacrónica, contrariamente ao que parece.

2.o sr marcelo é devorciado. Vive com uma ex-aluna ,actualemnte professora assistente ,salvo erro.
Um católico ...... em .......pecado.......

3.a questão dos crucifixos tem duas leituras opcionais de análise.
Surge para "desviar" as atenções do caso valter lemos - um tipo de manobra que o ps é useiro e vezeiro a fazer estando no poder;

4.e surge na sequencia de uma pressão que tem estado a ser feita desde há 6 meses atrás pela associação "republica e laicidade".

Esta associação fez uma pesquisa e através dos dados pesquisados e de denuncias que teve chegou ao conhecimento/conclusão que num numero suficiente de escolas tinham sido colocados recentemente crucifixos;nalgumas escolas missas estavam a ser realizadas, era induzido nos alunos que matérias religiosas eram/faziam parte do curriculo e contavam para as notas; pascoas e coisas do mesmo estilo eram comemoradas como fazendo parte do calendário escolar; e encarregados de educação que protestavam contra isto eram hostilizados;e ,ou os seus filhos eram hostilizados posteriormente.

Escolas no norte e nos açores.

Portanto o assunto não é anacrónico.

Talvez para si seja anacrónico.

A nivel pessoal, descobri,ultra surpreendido no centro de saude da minha area, o ano passado-2004,que o rastreio anual de diabetes feito por uma associação privada, mas que recebe fundos do estado, em vez de ser realizada, nas instalações do centro de saude, onde existe amplo espaço para as mesmas, estava a ser realizada nas instalações "apropriadas" da igreja.

Ainda acha isto anacrónico?

terça-feira, novembro 29, 2005 5:57:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

Caro andré.

Quais qualidades que o caraterizaram?
A capacidade de ser o tulius detritus português?

terça-feira, novembro 29, 2005 5:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro,

Tenho de confessar que gostava mesmo de ouvir o professor marcelo na tvi. Mas também tenho de confessar que desde que passou para a RTP deixei de achar piada aos seus comentários. Sinceramente, já nem o costumo ouvir. Por vezes leio-o no DN.

Quanto aos crucifixos, como tenho andado bastante aterefado, quando li o post do Filipe ontem, nem me apercebi bem da real relevancia do assunto.

Hoje, já está um artigo da Joana Amaral Dias a mandar umas bocas ao Cavaco no DN, fazendo por se esquecer que Soares nem sequer se quis pronunciar sobre o assunto. Não vá o diabo tecê-las.

No bichos também já lá está um post com 50 mil comentários... já para não falar do post (de ontem) do Filipe que pareceu advinhar o que por aí vinha.

Parece-me que só Alegre e Louçã dizem concordar com a medida do governo, só que a ministra já veio dizer que não é nenhuma medida do governo. :)

A confusão está lançada.

Como o Pedro costuma andar sempre bem informado, talvez o anacronismo aparente não o seja assim tanto na realidade.

A Cavaco é que me parece que não interessa nada, ou interessa? Já esou como o Filipe.

terça-feira, novembro 29, 2005 6:14:00 da tarde  
Blogger Filipe Alves Moreira said...

Caro Pedro:
Confesso que não conhecia esses pormenores, e agradeço-lhe o ter-mos revelado.O melhor comentário que vi sobre este assunto é de Rodrigo Moita de Deus (O Acidental), e aqui o transcrevo, por com ele concordar e me ser impossível dizer melhor: "Não há razão nenhuma para existirem crucifixos pendurados nas salas de aula. Não há razão nenhuma para o assunto ser prioridade do ministério da educação." Ou seja, o que parece que está a acontecer é que, por um lado a "Esquerda jacobina", por outro a "Direita ultra-montana" (usemos estas designações com alguma falta de rigor mas com bastante expressividade) estão a tentar tirar dividendos políticos de uma questão que, continuo a pensá-lo, é irrelevante para a maioria da população portuguesa. Nos tempos que correm, as Igrejas já se vão acomodando à inevitabilidade do laicismo do Estado, assim como os agnósticos ou ateus percebem que uma coisa é laicizar o estado, outra é ter como objectivo irradicar da sociedade as crenças religiosas, com base em métodos de terrorismo ideológico. Por isso, é de distinguir o que são casos concertos, pontuais e isolados, para os quais se devem encontrar soluções, e evitar fazer disto uma guerra ideológica, com ou sem vista a ganhos eleitorais.
Saudações!

terça-feira, novembro 29, 2005 6:36:00 da tarde  
Blogger sabine said...

Caros amigos:depois de vos ler hoje posso dizer que aprendi alguma coisa. Já sabia a história da Associacao Republica e Laicidade mas nao sabia o resto.

terça-feira, novembro 29, 2005 7:54:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

Caro andré

Eu deixei de o gostar de ouvir porque ainda sou do tempo(sim,sim,eu sou arqueológico)em que o ouvia na tsf.
Detestável.
o sr marcelo tem uma longa história de #tretologia# já desde o "expresso" a partir de 1976 em diante.
Na tvi era a homilia que se sabia.
Na rtp o formato foi criado para que aquilo seja o que é... um festival de tretas diferente..

terça-feira, novembro 29, 2005 8:15:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

Caro andré

o que se escreve nos bichos carpinteiros e mais ainda por JAD tem valor ZERO.A inépcia da sra é confrangedora.
Aquilo é só agit-prop mas ainda pos cima ultra mal feito.
ele são defesas indirectas do adversário e dos seus arguemntos,escolha de assuntos a martelar completamente opsotos ao que se deveria fazer - o teu exemplo é revelador; ou seja vai-se falar de um assunto sobre o qual o candidato que se apoia nada disse e isto a propósito de criticar outro candidato -ideia completamente imbecil. Mas do queeu conheço do quE jAD posta tipico dela.
Com ela +assa-se mais ou menoso mesmo com um jogador de bastequebol que seja baixo e decida salatar com o poste de 2.15m da equipa adversária convencido que ganhará a bola no ar.

vou citar:

"Hoje, já está um artigo da Joana Amaral Dias a mandar umas bocas ao Cavaco no DN, fazendo por se esquecer que Soares nem sequer se quis pronunciar sobre o assunto. Não vá o diabo tecê-las."

Exemplo tipico das asneiras made in JAD.
quanto à ministra +émais uma daquelas criaturas amorfas que só consegue obter orgasmos multiplos fechando escolas 100 ou 200 escolas com menos de 10 alinos.
e ,a ordem veio mesmo do ministério da educação,posso garantir-vos.
Agora está-se é a chutar para canto.

e andré:eu não ando bem informado.As minhs fontes no submundo é que andam.

quanto à cavaco:pura estratégia eleitoral.
Nada se diz,nada se comenta.
razões para isso:os adversários que não o incomodam...

terça-feira, novembro 29, 2005 8:23:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

Caro filipe

Interessa-me é a sua opinião.

Não a do "homem acidental".
Nno resto o discurso dele, na minha opinião nada tem de equilibrado.
É tendencioso, a puxar subliminarmente para a igreja.
Quanto ao facto de ser irrelevante como o "homem acidental diz, isso é porque a população portuguesa não leu a concordata.
Se lesse perceberia que lhe sai do bolso,monetariamente, e bastante "a irrelevancia" deste assunto.

Caro filipe: Leia a concordata com olhos de ver, leia antes da revisão e depois da revisão para ver?? o que foi mudado. E vai-se rir bastante se tiver sentido de humor para isso.
E perceba que é a igreja católica que decide o que é que paga ou não.
E quanto à parte final do texto do "homem acidental " aquilo tem um nome: branquamento.

Os "casos" estão longe de serem pontuais,excepto no discurso do homem acidental

Caro filipe:sem acrimónia isto que eu vou escrever aseguir ,mas ......pense pela sua prórpia cabeça...e deixe os acidentais de lado...
(é óbvio que isto vale para oque eu escrevi aqui.)

terça-feira, novembro 29, 2005 8:31:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

Cara sabine

off topic:

Experimente, no bicho carpinteiro fazer 3 ou 4 criticas seguidas em vez de dizer coisas suaves como aquelas que disse acerca do sr mario mesquita.Só para dar um exemplo....

Depois disso, rapidamente, deixará de ter o sr JMF a dar-lhe pretensas colheres de châ acerca do sr mário mesquita só ...... para lhe dar este exemplo.

Sabia que o sr mário mesquita foi uma das personagens que apoiou o sr soares na primeira reeleição em 1986?

Sabia que o sr mesquita já esteve zangado com o sr soares nos anos 80 e depois fizeram as pazes?

Sabe qual é o significado de vassalagem?

Não estou a critica-la,só a lancar-lhe pistas de reflexão.....

Mais: nada de enganos que eu sou de esquerda, mas não como a candidatura do sr soares nem com molho de tomate...

terça-feira, novembro 29, 2005 8:37:00 da tarde  
Blogger Filipe Alves Moreira said...

Lá lerei a concordata, caro Pedro. Mas, só para esclarecer um ponto que não sei se ficou bastante esclarecido, do RMD são só as duas duas frases assinaladas.

terça-feira, novembro 29, 2005 8:53:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

filipe

ADENDA:
não não tinha ficado esclarecido,mas mantenho o que disse.(e isto não é dito como ofensa,note-se...)
e no seguinte aspecto:mesmo que eu fosse de direita,não concordava nada com o resto do texto,mesmo a parte que não é escrita pelo acidental + filipe.Mas isso é uma outra conversa...

Ainda:eu nenm sequer concordo com a existencia de uma concordata ou com uma lei da liberdade religiosa.
Acho ridiculo,que um estado tenha que ter um acordo especial com uma religião.

Qualquer religião.

Aqui ou em alpha centauri.

Sugestão. ver ou comprar um livro chamado nome da rosa.
É pré-histórico para os para os vosos standards,as muito interessante.
filme:actores pricnipais - sean connery,christian slater.

terça-feira, novembro 29, 2005 9:32:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

ANDRÉ

ADENDA.

Estão 50 mil comentários no bicho, mas 35 mil não valem a ponta de um corno.
É quase tudo gente que escreve de uas maneiras; ou para provocar de forma gratuita; ou gente que não pnes ano que escreve. e naquilo que escreve.

Aqu ou em alpha centauri.

terça-feira, novembro 29, 2005 9:34:00 da tarde  
Blogger Pedro silva said...

filipe

Esqueci-me.

A concordata só tem 33
artigos.

M.U.I.T.O B.E.M F.E.I.T.O.S.

(no pior sentido do termo que bem feitos quer dizer)

A ver especialmente artigos 8,17*,18*,19*,o 21 que é o mais mau do todos,embora eu ache todos maus...,22,25 e 26(neste isenta-se a igreja de pagar ...)
O 27 é uma peróla:a igreja pode decidir entrar no sistema de impostos...se quiser..

terça-feira, novembro 29, 2005 9:44:00 da tarde  

Publicar um comentário

Voltar à Página Inicial