terça-feira, novembro 22, 2005

E mais...

Para além de tudo isto, há ainda outra questão, igualmente grave: a degradação da profissão docente. Ser professor devia ser uma nobre profissão, nobremente vista. Entretanto, não é isso que sucede. Exceptuando o que se passa em certos vales transmontanos ou beirões, os professores, hoje, não são respeitados por ninguém. A isto, tem-se por hábito apontar várias causas: os alunos perderam o respeito, os governos não investem, a sociedade não sei o quê. Sem dúvida que há escolas em muito más condições, e professores que se ultrapassam todos os dias. Mas tenhamos a coragem de dizer o evidente: a abertura indiscriminada de comportas gerou, ao lado destes verdadeiros heróis, uma casta de parasitas. A ideia que se tem é que qualquer pessoa pode ser professor. Em parte, porque, ao contrário da Medicina ou outras áreas, não houve controlo de entrada nas Faculdades, não houve controlo de acesso à profissão, não houve controlo na criação de novas Faculdades, públicas ou privadas. Realmente, em certo sentido, qualquer pessoa podia ser professor. Então, para quê assobiar para o lado. Há quem diga que tinha de ser, porque o ensino de massificou. Em parte, sem dúvida. Porém, depois do 25 de Abril, também o acesso a cuidados de Saúde se massificou, e, no entanto, a profissão médica, ao contrário da docente, não se aporcalhou. Porquê? Dê por onde der, por isto: faltou rigor. Faltou premiar quem mereça, e punir quem punido devesse ser. Não seria?
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1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O controlo de entrada foi deixado ao livre arbítrio do candidato, que, tendo em conta as boas prespectivas de outrora da profissão docente, foi entrando e entrando ao seu bel prazer. Agora, tendo em conta o entupimento do sistema, o número de candidatos em algumas áreas da educação está a baixar drasticamente. Ou seja, daqui a uns anos, vamos voltar a ter falta de professores, e vão-se novamente abrir as portas a qualquer um, contribuindo para um novo entupimento posterior.

É o que acontece quando se deixa que a educação se reja livremente pelas "leis de mercado"! A tão polémica história dos numerus clausus tem, afinal, alguma razão de ser...

quinta-feira, novembro 24, 2005 9:04:00 da manhã  

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