segunda-feira, novembro 21, 2005

Dormindo com o inimigo

No primeiro semestre deste ano, mais de 7 mil as mulheres apresentaram queixa às autoridades competentes, por violência domestica, nome pomposo, que define os maus tratos, quer físicos quer psicológicos, a que algumas mulheres são sujeitas no decurso de uma relação amorosa!! Imagino que muitas queixas terão ficado na gaveta, ou sufocadas pela vergonha e medo...

Contas por alto, ao fim de um ano, serão, pelo menos, 14 mil queixosas. Mais uma fantástica estatística que foge a estereótipos demagógicos. Não são só as classes baixas (signifique isto o que significar) ou desfavorecidas, que usam este tratamento carinhoso para com as suas mulheres. Muitas vezes, a violência (e a psicológica embora não se note é tão letal quanto a física) é exercida por um homem com instrução académica, bom emprego e status q.b.

Já vivi de perto a uma situação destas. E recordo-me de ter questionado vezes sem conta as razões que impediram aquela mulher de partir, deixar a casa, levar os filhos e soltar-se de vez daquele homem sempre que ele esgrimia argumentos em forma de socos e pontapés! Muitas vezes tive que telefonar à policia local, porque a gritaria era descomunal, e os choros dos filhos feriam os ouvidos de toda a vizinhança. Para não falar das idas ao hospital…

Foi um processo doloroso e lento, para que, passado o mau tempo, com o divorcio litigioso a correr, aquela mulher voltasse a sorrir. Mas quantas puderam ou voltarão a fazer o mesmo?

PS. Desengane-se quem julga que só as mulheres é que são vitimas de violência domestica. Embora em menor escala, os homens também se queixam e sofrem. Sem esquecer as crianças, os mais velhos também… Afinal, para muitos humanos, continua a ser mais fácil bater que falar…
Partilhar

2 Comments:

Blogger sabine said...

Para além da violência física existe outra que também dói: a violência psicológica.

segunda-feira, novembro 21, 2005 8:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não percebo este comentário da Sabine. A Ana não fala também da violência psicológica?

terça-feira, novembro 22, 2005 10:29:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial