quarta-feira, novembro 30, 2005

A culpa é deles

Ouço o Fórum TSF, sobre a Sida e as campanhas de sensibilização. A páginas tantas, uma simpática senhora desbobinou a cassete das culpas da Igreja. A Igreja, ao condenar o preservativo, é também responsável pelo aumentar da Sida. Tenho visto que esta ideia está bem cotada no mercado intelectual. Talvez por isso adquira foros de brilho progressista. E, no entanto... Sempre achei curiosas as oscilações da opinião pública sobre a Igreja (ou o Cristianismo em geral). Num dia, a Igreja está moribunda, é anacrónica, os seminários estão vazios, a morte está iminente. Noutro dia, quando questões como a Sida ou o aborto vêm à baila, a Igreja, que na véspera estava moribunda, adquire poderes tremendos, capazes de influenciar milhões e milhões e milhões de pessoas, ou decidir a sorte de referendos. Conviria certa reflexão. E, no caso concreto do espalhar da SIDA, sejamos sinceros: quantos dos homens que pagam mais às prostitutas para terem relações sem preservativo lêm as encíclicas do Vaticano? Quantas prostitutas e prostitutos que não usam preservativo lêm habitualmente as Epístolas de S.Paulo? Quantos dos adolescentes de hoje meditam profundamente nas homilias de Bento XVI? A realidade é uma coisa. Os conceitos ideologicamente pré-concebidos são outros.
P.S: Outro participante do fórum acaba de encontrar, por virtude de um raciocínio silogístico que faria inveja a Hegel, outro grande responsável pela epidemia da SIDA: os cientistas do Pentágono. Que a humanidade precise de bodes expiatórios será natural. Que os bodes expiatórios sejam sempre os mesmos, começa a ser preocupantemente tolo.
Partilhar

4 Comments:

Blogger cãorafeiro said...

filipe, você está a cometer um grave erro de avaliação do poder da igreja. em portugal, e apesar de os portugeues só se lembrarem de deus quando precisam de comprar milagres ou pagar promessas, a ICAR tem um poder desmedido, que condiciona a agenda política e mais ainda a agenda mediática. citou a TSF. saberá por acaso que o sr. joaquim oliveira não passa de um testa de ferro e que o verdadeiro comprador da lusomundo é a opus dei, via BCP?

em áfrica, a ICAR MENTE AOS CRENTES dizendo que o preservativo é poroso e que por isso deixa passar o vírus da sida. existe uma reportagem da BBC que mostra como isso é feito. os padres e as freiras a mentirem ao povo.
em áfrica, os padres têm tanto medo da sida que recorrentemente ''se servem'' das freiras e das raparigas internadas em conventos para satisfazer os seus apetites sexuais.

EM PORTUGAL, conheço vários casos de padres que se aproveitam da possibilidade de ensinar nas escolas públicas para fazer proselitismo assustando os alunos com coisas sobre o diabo e por aí fora. já ouviu falar dos carismáticos. os pais quendo permitem que os seus filhos recebam educação católica estão longe de imaginar o tipo de gente com quem lidam.

um dia, filipe, também você vai perceber isso.

se tem curiosidade, aconselho-o a ler o diário ateísta, um blog em que é feita a denúncia dos abusos praticadoe em nome da religião.

quarta-feira, novembro 30, 2005 2:51:00 da tarde  
Blogger sabine said...

Filipe: A Igreja Católica tem muito poder em Portugal. Veja-se a história dos crisefixos. E mesmo quando um homem vai a uma prostituta é uma boa desculpa para não usar preservativo (entre outras).
Mas num ponto acho que tens razão: os grandes culpados da propagação da SIDA seremos sempre Todos, sobretudo aqueles que não souberem tomar as devidas precauções. A nesse nível, uma qualquer religião, por mais maioritária e influenciadora que seja, não tem culpas.

quinta-feira, dezembro 01, 2005 3:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adenda de um pequeno (mas importante) pormenor ao último comentário a propósito dos actos que praticamos: "uma qualquer religião, por mais maioritária e influenciadora que seja, não tem [todas as] culpas."

quinta-feira, dezembro 01, 2005 4:15:00 da tarde  
Blogger don azia said...

essa mania de atriubuir as culpas "a Todos". eu não tenho culpa nenhuma da propagação da sida, caramba!

sexta-feira, dezembro 02, 2005 6:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial