terça-feira, outubro 18, 2005

Vândalos e vandalismos

Ontem, um canal de televisão – não me ocorre qual – noticiava que a sede da CDU no centro de Coimbra tinha sido alvo de actos de vandalismo durante a noite.

O camarada mor de serviço, entrevistado em directo no local da ocorrência, dava ensejo à sua natural indignação. Na imagem, em segundo plano, distinguiam-se com alguma dificuldade umas quantas cruzes suásticas, pintadas a negro em duas portadas castanhas escuras. Enquanto o entrevistado ia dizendo de sua justiça, a visão da câmara ia-nos revelando os outros ângulos, até então ocultos, desta desdita. Foi então, que por um breve momento, a imagem se deteve numa parede branca com os seguintes dizeres pintados a negro: «a CDU quer é levar no [auto-censurado]».

O camarada entrevistado, lembrou, que aqueles actos seguramente não poderiam ser imputados de forma alguma a qualquer partido com assento parlamentar, e que tal adversidade teria certamente a sua origem num obscuro movimento de extrema-direita.

A ser verdade, acho mal que a rapaziada da extrema-direita ande a pintar suásticas no interior de sedes da CDU, principalmente depois do notável esforço que os comunistas têm feito por expurgar todas as foices e martelos do interior e exterior das suas sedes.

Neste caso, – e só neste caso – até seria aconselhável tentarem seguir o exemplo dos comunistas portugueses e fazerem um esforço por abandonarem a velha simbologia, já completamente démodé, e que pouco tem a ver com a nossa cultura nacional.

Não teria sido mais criativo e mais nacionalista terem recuperado a velha simbologia de estilo fálico, facilmente perceptível por qualquer português – que até já fez escola lá para os lados das Caldas – e que está cada vez mais a cair em desuso?

Porventura, também não seria má ideia procurarem ser mais originais e criativos na escolha dos recados que pretendem dirigir aos comunistas. Pelo menos, tentem utilizar proposições que se consigam distinguir em toda a sua plenitude daquelas que os comunistas e seus derivados têm vindo a pintalgar pelas paredes exteriores do nosso Portugal desde do dia 25 de Abril de 1974.

Perto de minha casa, também existe uma sede da CDU, e a poucas dezenas de metros desta, existe um fontanário, já antigo, que foi totalmente restaurado, arranjadinho e pintadinho pela anterior gestão autárquica de Pedro Santana Lopes. Ficou um mimo. Os muros em redor deste chafariz vinham sendo até então utilizados para distinguir com um leque diversificado de injúrias, todos os governantes do centro-direita, desde Sá Carneiro a Durão Barroso, e sem esquecer o inolvidável Cavaco Silva.


Pouco dias depois do fontanário ter sido recuperado, começaram a surgir, aqui e ali, pintalgados nos seus muros branquinhos, alguns símbolos por demais conhecidos. Uma estrelinha ali e outra acolá, mais uma foicezinha ali e um martelinho acolá, e finalmente despontou a seguinte legenda: «p.portas santana lopes pedófilos vão pró [auto-censurado]».

Como nunca lá vi escarrapachados dizeres do tipo, «p.pedroso ferro rodrigues pedófilos vão pró [auto-censurado]», nem «josé sócrates grande maricas já prá rua», e nem sequer uma mensagem vulgar do tipo, «soares=ladrão», parece-me ser lícito concluir que os símbolos e dizeres que têm sido escrevinhados no fontanário ao longo de todos estes anos são actos de vandalismo puro, praticados por movimentos de extrema-esquerda com assento parlamentar.
Partilhar

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

palavras demais para o que tentas dizer. não me parece assim tão lícito o teu remate conclusivo e nem sequer te lembras do canal de televisão.

quarta-feira, outubro 19, 2005 1:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deixemo-nos de fofoquices rascas que não interessam a ninguém e vamos ao que interessa aos portugueses:

Finalmente um Orçamento do Estado (para 2006) transparente, sem truques, sem trapaceirice e sem desorçamentação. Uma equipa do Ministério das Finanças competente e honesta. O défice das contas públicas este ano já desce de 6,8% para 6,2% do PIB e no próximo ano vai descer para 4,8%. Um trabalho notável. Finalmente o Estado vai emagrecer. E tudo baseado num preço do petróleo de cerca de 65,6 dólares por barril. Trata-se portanto de um orçamento credível, que devolve a esperança aos portugueses. E é assim, com a prata da casa e sem consultorias milionárias que este governo e este ministro trabalham e bem. Finalmente Portugal tem um rumo e um Governo credível!

quarta-feira, outubro 19, 2005 4:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Comparações da Qualidade
Suécia – 9 milhões de Habitantes
Portugal – 10 milhões de Habitantes
Regime Geral da Função Pública
Portugal – 4000 artigos - 3000 páginas
Suécia – 42 artigos – 4 péginas
Funcionários Públicos
Portugal – 700.000
Suécia – 1,2 milhões
Categorias Profissionais
Portugal – 2300
Suécia – 300
Governo
Portugal – média de 18 ministros
Suécia – não pode ter mais de 12 ministros
Exemplo de Categorias Profissionais em Portugal
Maioral
Cocheiro
Maquinista Desinfectador
Verificador-Chefe
Verificador-Chefe
Verificador Principal
Verificador de 1ª classe
Verificador de 2ª classe
Verificador auxiliar de 1ª classe
Verificador auxiliar de 2ª classe
Para onde vai o nosso dinheiro!
Reformas
Almeida Santos - 4500 euros
Helena Roseta - 2.800 euros
Capoulas dos Santos - 2.800 euros
Isabel Castro - 2.800 euros
João Gaspar Almeida - 2.800 euros
Leonor Beleza - 2.800 euros
Pedro Roseta - 2.800 euros
Manuela Aguiar - 2.800 euros
Carlos Carvalhas - 2.800 euros
Subsídio de Reintegração
Elisa Ferreira - 63 mil euros
Ana Benavente - 63 mil euros
Jamila Madeira - 35 mil euros
Francisco Assis - 64 mil euros
Jovem Caga para a Escola e inscreve-te num Partido Político!
www.riapa.pt.to

quarta-feira, outubro 19, 2005 4:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não é nada bonito o que fizeram à sede da CDU, mas a verdade é que os comunistas e afins durante anos e anos fartaram-se de pintar ordinarices em locais públicos. Desta vez calhou ser na casa deles. É assim a vida. :)

quarta-feira, outubro 19, 2005 6:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas as pinturais murais do MRPP eram espectaculares. Uns artistas.

Deveriam ter conservado algumas pelo seu valor histórico.

quarta-feira, outubro 19, 2005 7:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porque haveriam de pintar uma frase como: «José Sócrates grande maricas...» :) Já pareces o PSL

quarta-feira, outubro 19, 2005 7:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se pintassem as suásticas a amarelo tinham-se confundido com as foiçes e martelos e a esta hora ainda nem teriam reparado que a sede deles tinha sido vandalizada.

quarta-feira, outubro 19, 2005 8:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já reparei que gostas muito de escrever sobre a extrema-direita só ainda não deu para perceber bem se os apoias ou não. Espero que não, mas que os defendes um bocado(mesmo que seja indirectamente) é evidente. :(

sexta-feira, outubro 21, 2005 12:09:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial