sexta-feira, outubro 14, 2005

Sejam bem-vindos meus irmãos!

Ontem, por ocasião da VIII Cimeira Luso-Brasileira, Sócrates garantiu a Lula da Silva que os brasileiros são bem-vindos.

Mas ainda resta alguma dúvida? Claro que são bem-vindos! Nem imagino como seria viver nos dias de hoje em Portugal sem a companhia dos nossos irmãos brasileiros.

Os brasileiros têm-se dispersado "suavemente", como o samba, por toda a costa centro e sul de Portugal, e com um efeito especialmente "gostoso": não há café, restaurante ou bar que não tenha caipirinha, kaipiroska, ou morangoska. E até o fino já foi substituído em muitos locais pelo chopinho. A picanha, a maminha e o rodízio já fazem parte integrante da cozinha tradicional portuguesa, assim como o feijão preto. Eu até já prefiro a lima ao limão, e o abacaxi ao ananás.

Agora, "todo" o restaurante, tasca ou similar, tem uma musiquinha, uma luzinha, uma velinha, uma caipirinha… mas o mais "gostoso mesmo", é a simpatia, educação e profissionalismo do povo brasileiro. Os brasileiros têm sido o abono da nossa restauração, hotelaria e turismo.

É que eu já não tinha nenhuma pachorra para o tradicional, sebento, mandrião, mal-encarado e mal-educado empregado de mesa made in beiras. Felizmente, e graças aos brasileiros, o típico empregado de mesa português encontrou a sua verdadeira vocação, e direccionou a sua "carreira" para uma nova área profissional em ampla expansão, cujas características se adequam na perfeição ao seu perfil manhoso: a profissão de segurança.

Sem os brasileiros, como poderíamos sonhar estar confortavelmente deitados na fina areia branca de uma qualquer praia portuguesa, a curtir o sol, e sermos servidos por uns/umas "caras" sempre "legais", sempre "numa boa", sempre de sorriso franco, sempre com o tom de voz adequado e musicado, e sempre com uma bandeja carregada de caipirinhas e snacks. Ai…as saudades que já tenho do Verão… :)
Partilhar

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito giro e verdadeiro. :)

sexta-feira, outubro 14, 2005 10:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Recentemente Cavaco Silva disse para as TV's que estava estupefacto pelo que aconteceu com o regresso de Fátima Felgueiras. Que a justiça não estaria bem nesta fotografia...

«ESTOU ESTUPEFACTO!», disse ele, impante em estilo Superman.

Também recentemente o economista Miguel Beleza, do PSD e natural apoiante de Cavaco Siva, glosou o mesmo tema no programa "Prós e Contras" da RTP, com brejeirices de mau gosto sobre Fátima Felgueiras, a fugitiva da justiça portuguesa. Tão mau gosto que uma participante nesse debate, politóloga conhecida, lhe deu uma ripeirada bem dada.

Mas esta gente tem fraca memória e vergonha nenhuma na cara.

Leonor Beleza, a ex-ministra da saúde de Cavaco Silva, foi acusada pelo sistema judicial de homicídio (não voluntário) por negligência de 23 hemofílicos - formalmente ACUSADA, não suspeita - no famoso processo dos hemofílicos. Pois bem, esta senhora continuou a candidatar-se em eleições e a exercer funções políticas como deputada e até como Vice-Presidente da AR, enquanto o processo judicial corria o seu curso, com sucessivos recursos, alguns para o tribunal Constitucional, até que o processo prescreveu. Muitas vítimas hemofílicas ficaram sem direito a que se apurasse a verdade e se fizesse justiça.

Manifestou Cavaco Silva publicamente alguma ESTUPEFACÇÃO com este escândalo da Justiça? É evidente e todos sabemos que não, bem antes pelo contrário, sempre deu apoio político e pessoal a Leonor Beleza.

E Miguel Beleza, irmão de Leonor Beleza, gozou com o assunto na TV e mandou dichotes brejeiros sobre a sua irmã? Evidentemente que não, caladinho que nem um rato.

E Zezé Beleza, irmão destes dois, lembram-se? Lembram-se de ele ter fugido da Justiça, lá pela Ásia, no âmbito do processo Costa Freire?

Mostrou Cavaco Silva alguma ESTUPEFACÇÃO por Zezé Beleza, irmão da sua ex-ministra Leonor, andar fugido da Justiça? Evidentemente que não, pois a sua estupefacção é só para alturas politicamente oportunas, desde que atinjam os adversários políticos.

E o irmão Miguel Beleza, também gozou com a situação como gozou com o caso Fátima Felgueiras na TV? Claro que não, não convinha nada.

E o filho de Leonor Beleza, apanhado pela PSP num grupo de traficantes de droga? Causou alguma hilariedade na TV ao tio Miguel Beleza?

Alguma vez Cavaco Silva retirou a sua confiança política a Leonor Beleza, uma ACUSADA judicialmente que chegou a ser eleita deputada e Vice-Presidente da AR, estando ela acusada de 23 homicídios? Marques Mendes alguma vez propôs para que o PSD retirasse a confiança política a esta ex-ministra de Cavaco Silva?

É caso para todos nós ficarmos estupefactos com este descaramento de Cavaco Silva e de Miguel Beleza.

Não que Leonor Beleza não fosse presumida inocente por toda a gente sensata, assim como o seu irmão Zézé, mas porque há gente política como Cavaco Silva, Miguel Beleza e Marques Mendes que tem uma lata do caraças! É mesmo de se ficar ESTUPEFACTO com tal lata e descaramento! Pobre país que tais ESTUPEFACTOS tem!

sábado, outubro 15, 2005 12:35:00 da manhã  
Blogger don azia said...

"Mas ainda resta alguma dúvida? Claro que são bem-vindos! Nem imagino como seria viver nos dias de hoje em Portugal sem a companhia dos nossos irmãos brasileiros."

não percebo se é ironia, hipocrisia ou estupidez. tiro à sorte, deu a terceira.

sábado, outubro 15, 2005 3:03:00 da manhã  
Blogger don azia said...

"educação e profissionalismo do povo brasileiro"? o povo? há sempre o perigo das generalizações, claro. mas se perguntares a alguém: imagina um povo educado e profissional? alguém responderia o brasileiro?

sábado, outubro 15, 2005 3:13:00 da manhã  
Blogger André Carvalho said...

«azia said(...) não percebo se é ironia, hipocrisia ou estupidez. tiro à sorte, deu a terceira.»
----------

azia,

Se continuares a tirar à sorte que pode ser que um dia destes acertes no euro milhões... força azia! ;)

----------

«azia said(...) há sempre o perigo das generalizações, claro. mas se perguntares a alguém: imagina um povo educado e profissional? alguém responderia o brasileiro?»

Povo português é que não responderia de certeza! ;) Generalizando: o serviço que os brasileiros prestam em Portugal na restauração e hotelaria, é muito superior ao prestado pelos portugueses.

Por acaso conheces a qualidade dos serviços de restauração, hotelaria e turismo em outros país sem ser Portugal?

No último ano estive em Punta Cana e fiquei deslumbrado com a qualidade dos serviços turisticos. Um país pobre como a República Dominicana bate-nos aos pontos em qualidade de serviços prestados em turismo. Os dominicanos são muito mais educados e profissionais que os portugueses... assim como os brasileiros. Provavelmente deves andar a fazer as tuas refeições anti-ácidas por "caselas". Pois se frequentasses algum restaurante e/ou bar já te terias deparado com brasileiros e saberias ver a diferença abismal que os separa do tradicional empregado de mesa made in beiras.

Obrigado pelos teus comentários,
André

sábado, outubro 15, 2005 11:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Com um nick como azia entendo porque é que não gostas de caipirinhas. ;)

sábado, outubro 15, 2005 1:27:00 da tarde  
Blogger don azia said...

ói? hein?

caro andré,

estou mais ligado ao brasil do que possas pensar, sobretudo como consumidor de cultura e por vezes de afectos. não podemos querer fechar os olhos à qualidade das hordes de migração brasileira que tem entrado pelo país adentro. no geral, é de baixa qualidade, sem o mínimo de formação.

não foi minha intenção querer comparar o empregado das beiras cinquentão e antipático com a frescura dos vinte e dois dos brasileirinhos que abundam por aí.
mas pensar que "todo" o empregado português é "das beiras" é cair e voltar a cair no erro de sempre.

mas o brasileiro, como o português, e de resto como a imagem mais ou menos difusa do africano e do sul-americo, não é de gente trabalhadora. nem educada.
o português com o acréscimo de ser, muitas vezes, menos simpático.
não esquecendo que há brasileiros muito educados e trabalhadores atrás do balcão em portugal ou a servir à mesa, não posso também afirmar que o protótipo do empregado português seja o "das beiras".

por acaso conheço os serviços de restauração, hotelaria e turismo noutros países, sim. vivo em estocolmo há dois meses, e posso garantir-te que nunca fui tratado com tanta educação, profissionalismo e tanta simpatia em nenhum outro país. nem em espanha, nem mesmo em londres. mesmo tendo que obrigar as pessoas a falar comigo numa língua que não é a delas. até já me aconteceu, numa livraria, o empregado fazer um esforço considerável para, em vez que falar comigo em inglês, o fazer em espanhol, ao perceber que era espanhol o livro que eu procurava.

sempre gostei de ser bem atendido. um sorriso simpático ou uma frase gentil podem fazer a diferença de um restaurante para outro, se a qualidade da cozinha for idêntica.

quanto a tascas rascas e pastelarias-café-restaurante que pululam aí por lisboa, confesso que não tenho o hábito. há sítios mais interessantes para comer. até porque não é propriamente uma maioria avassaladora de brasileiros que trabalha em restaurantes de qualidade, salvo em restaurantes brasileiros, argentinos e um ou outro italiano-pagode.

quanto a bares, melhor nem falarmos.

-----------------

quanto à caipirinha, confesso que sou um especialista.

os melhores cumprimentos,

azia.

sábado, outubro 15, 2005 7:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial