quinta-feira, outubro 20, 2005

O julgamento de Nuremberg Bagdahd

Já sei que hoje devia escrever sobre a candidatura de Cavaco Silva. Afinal, é um daqueles acontecimentos que têm a bizarra propriedade de parecerem significativos quando, na verdade, são provavelmente inconsequêntes.

Em vez disso, vou abordar outro dos assuntos candentes nos media. Não é o furacão
Wilma, nem o 'suicídio' de Ghazi Kanaan, nem sequer a cimeira entre Mahmoud Abbas e Bush, e muito menos a saborosa história do rapto de Rory Carroll no Iraque.

Comento antes o
julgamento dos vencedores sobre os vencidos. E as críticas que se podem ler nos media. A verdade é que enquanto em 1945 e 1989, o povo alemão não foi capaz de julgar os seus ex-ditadores, que em 2001 o povo jugoslavo teve que entregar o seu ex-ditador para julgamento em Haia, porque estava, básicamente, falido, os iraquianos, muito embora sob a sombra, eventualmente ameaçadora, mas protectora, do poder militar americano, conseguem reunir a coragem suficiente para julgar o seu ex-ditador. E, contrariamente à habitual justiça expedita entre vencedores e vencidos, até dão a Saddam todas as oportunidades de insultar quem o julga.

Tal como os vencedores julgam os vencidos, também os vencidos julgam os vencedores. Em Nuremberg poucos foram os que duvidaram da culpa dos vencidos. Esperemos que o mesmo se passe em Bagdahd. Os iraquianos, pela coragem que mostram diariamente, merecem-no.
Partilhar

5 Comments:

Blogger João Pedro said...

Não me parece que a independ~encia dos iraquianos em tal julgamento seja muito extensa. E se o condenarem à morte, também não será um início muito auspicioso. Bem pelo contrário.

sexta-feira, outubro 21, 2005 2:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não está mal de todo, mas...
Do Teu Filho

sexta-feira, outubro 21, 2005 2:03:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Viva Pedro,

Gostei da abordagem, e, para além do mais, estamos em perfeita sintonia.

Espero sinceramente que este julgamento contribua para a acalmia no Iraque, contudo, a atitude de Saddam em tribunal está a ser quanto a mim surpreendente e a criar muitos problemas aos americanos e ao governo iraquiano.

Também me parece que a Administração Bush está virada agora para outras frentes...Nuclear Diplomacy

Um abraço,

sexta-feira, outubro 21, 2005 11:55:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Correcção: Espero sinceramente que o final do julgamento coincida com o inicio de uma época de maior acalmia no Iraque. :)

sábado, outubro 22, 2005 11:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

What a great site » » »

quinta-feira, fevereiro 01, 2007 1:31:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial