sexta-feira, outubro 14, 2005

No cimo das cimeiras

Ontem realizou-se em Portugal a Cimeira Luso-Brasileira. Hoje está a decorrer a Cimeira Ibero-Americana em Espanha. Ambas têm em comum – entre outras coisas que não são para aqui chamadas – o facto de contarem com a presença de alguns dos mais altos dignitários do Estado português: o Presidente da República e o primeiro-ministro, para citar apenas dois deles.

Dos resultados de ontem, pouco se sabe, embora se saiba do interesse que alguns resultados práticos teriam para a comunidade brasileira que reside em Portugal. E – quem sabe – de idêntico modo para os cidadãos nacionais que vivem no Brasil… Dos resultados de hoje, com certeza que pouco se virá a saber também, porque isso é coisa que não interessa aos Portugueses. Pelo menos é o que devem pensar no cimo das cimeiras os seus intervenientes. Ou então nem sequer há coisa passível de dar resultados. E, se assim é, para que servem as ditas cimeiras? (Pergunto eu, um dos portugueses que se interessa.) Servirão para que esses intervenientes mantenham uma certa actividade? Ou para que passeiem pelo mundo? Ou para que tragam para a agenda dos media algumas questões que os entretenham durante uns dias?

Bem, no caso da Cimeira Ibero-Americana – não havendo mais nada digno de notícia – ficámos a saber que o nosso Presidente deu uma reprimenda ao Presidente da Venezuela a propósito do lento funcionamento da Justiça nesse país, em particular no que se refere ao processo do piloto português aí detido. Infelizmente, o campo de manobra diplomática não era muito grande porque, como veio lembrar o embaixador venezuelano em Lisboa, o seu país parece não ser «o único» com problemas de morosidade no funcionamento da Justiça. Vale, no entanto, a intenção de Jorge Sampaio. Valem, igualmente, as restantes «cerca de 100» iniciativas diplomáticas portuguesas junto das autoridades venezuelanas.

Que bom que seria se os nossos governantes fossem sempre assim tão diligentes. Hoje seríamos um país tão menos atrasado em tantos domínios. Como, por exemplo, no do funcionamento da Justiça.
Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não estás a dizer nada de novo, e nos últimos dias até têm havido muitas noticias sobre estas cimeiras, inclusivamente chefes de estado destes países a dizerem que não servem para mais do que passear.

A tua fé no Sampaio tem alguma coisa de religioso? :)

sábado, outubro 15, 2005 1:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial