quarta-feira, outubro 19, 2005

Conversas com Deus

Começou mal a conversa quando se apresentou como professor de religião e moral. Que fosse professor ainda suportava mas de religião e moral, não! Ficou espantado com a minha reacção. "Então?", eu tenho uma relação difícil com a igreja católica, disse-lhe. "Não me dou bem com religiões, especialmente a católica e derivados. É uma azia...". Acrescentou que já não exercia mas mantinha a fé. Falámos de fé, das escrituras hebraicas, gregas, aramaicas e, lá saquei da carta aos hebreus onde, no capítulo 11 e no primeiro verso se apresenta uma definição de fé. Perguntou-me - para ver se caía na esparrela - se tinha decorado. "Não, li muitas vezes". Acabei por admitir que gostaria de uns minutinhos a sós com o criador para lhe enfiar um par de estalos nas ventas. "E acreditas em Cristo?". Sim, claro, eu acredito tanto em cristo como no José Saramago: sei que anda por aí e já li qualquer coisa dele. "Nunca rezas a Deus?". Apeteciam-me mais e mais perguntas destas, para ver se era agora que eu podia, finalmente, mandar as religiões todas para o caralho. "Sou existencialista convicto. Penso nisto todos os dias e deus não cabe nas minhas orações. Aliás, sou tão anti-católico que quando fumo o meu maior prazer é matar a beata". Eu a fazer o número da besta e o dito a insistir: "O nome não interessa, o que interessa é acreditar em alguém. O que lhe chamamos..." disse-me em jeito de discurso de ecumenista do sétimo dia. Clarifiquemos: não lhe chamo nada. Não penso nele. Sei que ele existe porque nós o criámos e agora temos que o mamar. Mas não nos falamos! "Pois eu falo e Ele responde."
Exactamente como eu quando falo para o espelho.
Partilhar

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esse tal professor de religião e moral deve ter uma paciência de santo para te aturar essa conversa toda. Só mesmo na ficção (e ciêntifica) é que alguém ouviria essa conversa toda até ao fim. E isto digo eu, que nem sequer sou crente. :)

quarta-feira, outubro 19, 2005 6:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se falas com o espelho, então está tudo explicado. :)

quarta-feira, outubro 19, 2005 7:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito mal falares com o espelho e não falares com Deus.

quarta-feira, outubro 19, 2005 7:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se fosse eu a escrever este post optaria por outro titulo: "conversas com o espelho".

quarta-feira, outubro 19, 2005 7:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já pareces o professor Vital Moreira com os seus assuntos ecuménicos mal resolvidos.

Só falta é saber onde é que desencantaste um prof de religião e moral numa altura onde já não há essa disciplina. Foi no espelho? :)

quarta-feira, outubro 19, 2005 8:14:00 da tarde  
Blogger Pedro Oliveira said...

Consigo entender. No rescaldo do PREC fui despachado para um colégio de Jesuitas. Eles, coitados, também tinham muita paciência para o meu agnosticismo. Não faziam mais que a sua obrigação...

quarta-feira, outubro 19, 2005 11:52:00 da tarde  
Blogger Vício said...

Amerelado, se já não existe essa disciplina não sei mas foi assim que a pessoa se apresentou. Não tenho assuntos ecuménicos mal resolvidos. Aproveito para perguntar: se foi aparentemente chocante a ideia de eu falar com o espelho, nem me atrevo a perguntar o que acham de quem fala sozinho e de joelhos.

quinta-feira, outubro 20, 2005 11:00:00 da manhã  
Blogger André Carvalho said...

Caro amarelito,

Segundo as minhas famosas fontes anónimas, a disciplina de religião e moral ainda existe. É contudo optativa.

Gostaria de dizer aos outros comentadores (excepto o Pedro que é da casa) que os rascas por norma não são grandes crentes em senhores, sejam eles da Nazaré, dos Anéis, da Política, e inclusivamente também não cremos en brujas, pero que las hay, las hay.

quinta-feira, outubro 20, 2005 11:55:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isso é tudo treta. Eu sou crente porque escolhi ser e quem não é azar! Ou sorte! Isso não interessa nda. Discutir religião e política é perda de tempo e de razão!

quinta-feira, outubro 20, 2005 12:27:00 da tarde  
Blogger Vício said...

Caríssimo anonymous, se "discutir religião e política é perda de tempo e de razão!" para que é que perde o seu tempo e a razão a discutir religião e política?

quinta-feira, outubro 20, 2005 12:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Discutir é sempre uma perda de tempo. Trocar opiniões diferentes é saudável.

sexta-feira, outubro 21, 2005 12:03:00 da manhã  
Blogger don azia said...

continuo a achar que saudável é o campo e a praia...

sexta-feira, outubro 21, 2005 4:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para os interessados:
- a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica existe e é opcional (como ja referiu o rasca André)
- Os conteúdos leccionados são VALORES e não religião. O catolicismo é ensinado na catequese e não na escola, e também é opcional.
- Valores: família, amizade, solidariedade, fraternidade, entre muitos outros.
- Discutem-se também temas da actualidade propostos pelo prof. e pelos alunos.
- As aulas são mto dinâmicas e informais onde os alunos tem oportunidade de se expressarem e pensar por eles.
- Fala-se também de sentimentos, da sociedade, de civismo, das dificuldades do dia-a-dia… e até dos “problemas” de cada um.
- De religião fala-se no Natal e na Páscoa, como é óbvio. E não como história, mas sim como ensinamento e aplicação nos dias de hoje.

sexta-feira, outubro 21, 2005 12:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial