quinta-feira, agosto 25, 2005

PERGUNTAS RASCAS SOBRE REFORMAS RASCAS

Porque é que quem tiver ainda a possibilidade de se reformar até Dezembro de 2005 o poderá fazer com 36 anos de descontos e 60 anos de idade, aposentando-se sem qualquer penalização; e a "débil" «geração-rasca» só o poderá fazer com 65 anos de idade e podendo chegar a atingir 49 anos de descontos?

Porque é que não se faz um Referendo para saber se os portugueses estão dispostos a manter alguns "direitos adquiridos" evidentemente excessivos de alguns actuais "reformados"?

Porque é que em vez de se aumentar a idade da reforma da "ignóbil" «geração-rasca», não se cria um valor máximo de reforma do tipo 10 vezes o valor do ordenado mínimo nacional em vigor e se aplica desde já a todos aqueles que auferem reformas superiores a este valor e que por este motivo em nada ajudam à sustentabilidade do actual Sistema de Segurança Social?

Se há necessidade de aumentar drasticamente a idade da reforma da "pouco produtiva" «geração-rasca» por motivos de sustentabilidade sistema, porque é que não há - em simultâneo - a mesma necessidade de diminuir drasticamente o valor de certas reformas evidentemente excessivas com base no mesmo motivo?

Se o calculo das Reformas são baseadas no que se descontou ao longo da vida para a Segurança Social, porque é que os calculos não são iguais para todas as gerações? E se a reformas superiores a 10 vezes o ordenado mínimo nacional correspondem ordenados muito acima da média a nível nacional, porque é que estas pessoas precisam de reformas tão elevadas? Não ganharam dinheiro suficiente ao longo da vida? Esbanjaram-no no jogo? Na droga? Na bolsa?

Quando há motivos para pagar reformas milionárias no Sistema de Segurança Social Público, porque é que não se muda o nome do Ministério da Segurança Social para Ministério dos Remediados e do Estatuto Social?
Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava que estas perguntas fossem respondidas pela elite política deste país. Gostava mesmo!

quinta-feira, agosto 25, 2005 11:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito que a "elite" politica deste país tenha algum interesse em responder a estas perguntas. Este assunto é tabu! :(

sexta-feira, agosto 26, 2005 2:00:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial