sexta-feira, agosto 19, 2005

O «SERVIÇO PÚBLICO» DO PROFESSOR VITAL

Costumo ler regularmente e com interesse as opiniões do Professor Vital Moreira no seu blogue «Causa Nossa», por isso foi com algum espanto que constatei que a Silly Season parece também andar a afectar o blogue do Sr. Professor.

O post com o título de «Serviço Público...» assinado por Vital Moreira, leva-me - e em clara discordância com o Sr. Professor - a também querer tecer algumas considerações sobre a verdadeira qualidade do "Serviço Público" prestado pela transmissão semanal na televisão pública do "programa" «Notas Soltas» com o dr. Vitorino.

Face ao que escreveu no post, fica claro que o Sr. Professor Vital é um espectador atento do referido "programa"... estranho contudo a relevância (quiçá algo deselegante) que pretendeu dar aos lapsus linguae do (também) Sr.Professor Rodrigues dos Santos, em contraste com uma total ausência de opinião sobre o paupérrimo desempenho semanal do dr. Vitorino nos ecrãs da televisão pública.

Quem vem assistindo como eu, semana após semana, à frívola prestação do dr.Vitorino na RTP1, pode (e deve) realmente levantar algumas questões acerca da qualidade da prestação do serviço público de televisão em Portugal, mas parece-me evidente que o Professor Vital as preferiu contornar, relevando puritanismos e alguns fait divers, numa aparente vã tentativa de poupar o dr. Vitorino.

Se o «Notas Soltas» tem algum condão de «Serviço Público», é o de andar a destruir paulatinamente um trabalho com vários anos, levado a cabo por certos sectores político-sociais com o intuito de endeusamento do dr.Vitorino - equivoco esse que o próprio dr. Vitorino tem feito questão de clarificar publicamente, semana após semana, e em directo para todos os lares dos portugueses que ainda o consigam ver/ouvir.

A única coisa que me apraz dizer sobre as já famosas prestações de contorcionismo político semanal do dr. Vitorino na TV pública é: quando na última segunda-feira - e após muito esforço - acabei de o ver/ouvir no referido "programa", entendi finalmente - e com toda a clarividência - o motivo pelo qual todas as televisões tendem a transmitir telenovelas depois das notícias das oito.

Partilhar