segunda-feira, agosto 22, 2005

EXCLUSIVO: ESCUTA TELEFÓNICA A SÓCRATES NO QUÉNIA

Mais uma vez consegui um rigoroso exclusivo para o «Geração-Rasca»: a escuta de um telefonema entre o Ministro António Costa e o Primeiro-ministro José Sócrates, enquanto este se encontrava de férias no Quénia. Passo a transcrever na íntegra essa escuta telefónica:

António Costa (AC): Está?

Primeiro-ministro (PM): Sim?


AC: Fala o Costa!

PM: Sim! … O que é que queres? Há algum problema?

AC: Nem me digas nada Sócrates…

PM: Porquê Costa?

AC: Porque isto está tudo a arder!

PM: Ó Costa…isso já estava mais que previsto. Já era de esperar que a opinião pública não gostasse da nomeação do Vara para a CGD… por isso é que chegamos à conclusão que eu deveria tirar estes quinze dias de férias bem longe de Portugal. Se tudo correr bem pode ser que passe incólume a esta fase mais difícil…

AC: Não! Não é isso Sócrates!

PM: Não? Então é o quê?

AC: O país está mesmo a arder! São fogos…

PM: Ah… assim já estou mais descansado…

AC: Descansado?

PM: Claro Costa! Então não tínhamos combinado que se tivéssemos problemas com o fogo dizíamos que a culpa é do anterior governo e que nós fizemos o que podíamos? Se as coisas corressem bem… o mérito era nosso. (risos)

AC: Foi… mas infelizmente isto está mesmo mau e já morreram pessoas, arderam casas e milhares de hectares de florestas e culturas agrícolas. Por este andar isto vai passar os fogos de 2003… o melhor é interromperes as tuas férias e vires para cá depressa.

PM: Estás louco Costa? O que é que eu vou fazer para aí? Eu não sou bombeiro!

AC: Eu sei Sócrates…mas é que isto está mesmo mau e anda tudo a criticar as tuas férias aí no Quénia enquanto o país arde...

PM: Ai é? Mas quem é que tem o desplante de me andar criticar?

AC: Os de sempre: o Marques Mendes, o Ribeiro e Castro e mais um número indeterminado de comentadores, cronistas, jornalistas…

PM: Chega Costa! Mas porque é que esse pessoal todo não tira férias em Agosto como qualquer pessoa normal?

AC: Ó Sócrates… é que isto está mesmo mal. Deverias mesmo interromper as tuas férias e vir…

PM: Nem penses! Eu prometi um safari aos meus filhos e o prometido é devido!

AC: (silêncio)

PM: Está?

AC: Estou!

PM: Estás calado porquê Costa?

AC: Ó Sócrates…é que essa do prometido ser devido é capaz de não ser o argumento mais adequado depois das promessas que fizemos…

PM: Ó Costa… até parece que os outros não fizeram o mesmo…

AC: Sócrates… numa altura de crise como esta ir para o Quénia para um Resort de Luxo é capaz de não ter sido uma boa ideia…

PM: Também tu me criticas Costa?

AC: Não é isso Sócrates! Eu sei que depois de três meses de trabalho árduo merecias 15 dias de férias… só que isto está mesmo a pegar fogo…

PM: Olha.. diz ao Sampaio para interromper as férias dele e…

AC: Nem pensar! … Ele já se ofereceu para as interromper mas eu disse-lhe logo que não.

PM: Mas porquê?

AC: Ó Sócrates… quem é que ficava mal se ele interrompesse as férias por causa dos fogos e tu continuares no Quénia?

PM: Bem Costa… bem vistas as coisas até que és capaz de ter alguma razão. Mas… e ele foi nessa?

AC: Claro! O Jorge é um porreiro! Vai ficar à tua espera só para não te deixar mal visto…

PM: Realmente quem tem um Jorge Sampaio tem quase tudo…

AC: Pois é… mas se não queres interromper as férias o que é que eu faço por aqui? É que estou a ser pressionado...

PM: Olha Costa… começa por dar corda aos sapatos e vai para o terreno para junto das populações e dos bombeiros, pois fica sempre bem nos noticiários; simultaneamente vai espalhando também a ideia que os meios são escassos e atira as culpas para o Durão e para o Lopes…

AC: Pois… mas o problema é que eu já disse que havia meios suficientes e que este ano o combate aos incêndios ia ser muito mais eficaz…

PM: Ó Costa… tu foste dizer uma burrice dessas?

AC: Pois… não fui muito esperto pois não?

PM: Deixa lá…não tenhas problemas… agora passa a dizer que não há meios suficientes!

AC: Ó Sócrates, mas assim não vou ficar nada bem visto neste "filme".

PM: Costa… não te preocupes! Mal visto já tu estás! (…) e com estas trapalhadas todas o pessoal é capaz de nem se lembrar do que já disseste ou deixaste de dizer...

AC: És capaz de ter razão Sócrates…

PM: Bem… aguenta-te lá por ai que eu tenho de me aguentar por aqui… (risos)

AC: (risos)

PM: Adeus e bom trabalho!

AC: Espera!

PM: Sim?

AC: Tive uma ideia para te deixar bem visto.

PM: Boa... conta!

AC: Agora depois de desligar vou voltar a ligar-te outra vez e tu atendes e desligas logo.

PM: Para quê essa parvoíce toda Costa?????

AC: Assim, quando me perguntarem por ti, digo que falei mais que uma vez contigo.

PM: Essa está realmente excelente Costa! Mas olha…

AC: Sim Sócrates…

PM: Em vez de telefonares mais uma vez, telefona mais duas!

AC: Para quê?

PM: Assim podes dizer que falaste comigo mais que duas vezes! Sempre é melhor que mais que uma… (risos)

AC: Ah… essa então é puro génio Sócrates!

PM: Por estas e por outras é que sou eu o Primeiro-ministro. (risos)

AC: Pois é! (risos)

PM: Já agora…

AC: Sim…

PM: Avisa aí todo o nosso pessoal para comprarem todas as viaturas de serviço que precisem até à próxima semana sem falta.

AC: Para quê essa urgência toda Sócrates?

PM: Porque estou a pensar, mal chegue a Portugal, e de forma a ajudar a amenizar as coisas, vou anunciar publicamente a proibição de aquisição de mais viaturas pelo Estado. O que é que achas desta ideia?

AC: Mais outra ideia genial Sócrates! Todos sabemos que o povo gosta deste tipo de medidas… (risos)

PM: Bem… tenho mais um safari para fazer. Até para a semana… e tenta aguentar isso como puderes.

AC: Ok! Continuação de boas férias!

PM: Olha Costa…

AC: Sim?

PM: Não te esqueças de ligar mais duas vezes que eu atendo e desligo ok?

AC: Não, não me esqueço! Adeus Sócrates!

PM: Adeus Costa!
Partilhar

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns, está muito giro este texto. Já o seu texto anterior também com uma suposta escuta ao Presidente da República estava bastante engraçado.

Quanto a este, quase que aposto que o telefonema original pouco fica a dever a esta sua ficção. :)

segunda-feira, agosto 22, 2005 8:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é Sonya, eu também não me admirava nada que o telefonema real tenha sido parecido com esta ficção do André Carvalho.

segunda-feira, agosto 22, 2005 8:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens de ver se arranjas mais escutas telefonicas pois são muito engraçadas :))

segunda-feira, agosto 22, 2005 11:23:00 da tarde  
Blogger lpf said...

Tera de ser a geracao rasca a alterar o rumo das coisas? Se sim , que seja uma geracao f...

terça-feira, agosto 23, 2005 11:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Até pode estar engraçado, mas não me parece adequado estar a brincar com este tipo de situações, pois convém não esquecer que morreram pessoas.

quarta-feira, agosto 24, 2005 11:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial