segunda-feira, julho 04, 2005

O TIO ALBERTO JOÃO

Sou um confesso admirador do Dr. Alberto João Jardim, por isso costumo-o tratar quando me refiro a ele como Tio Alberto João.

Admiro-o porque concordo muitas vezes com a sua visão original e quase única da nossa vida política, embora também não possa negar o evidente, que é o facto das suas afirmações serem polémicas e que por vezes raiarem a ofensa pessoal, mas mesmo assim gosto de o ouvir e de conhecer as suas opiniões.

Contudo, pela primeira vez, acho que o Tio Alberto João passou todos os limites, e que deveria pedir desculpa públicas pelas suas últimas afirmações sobre os imigrantes chineses, indianos e dos países de leste.

As preocupações do Tio Alberto João com os efeitos nefastos da concorrência dos produtos chineses na nossa economia são aceitaveis e até compreensiveis, mas um ataque nestes termos, de indisfarçavel índole xenófoba não é aceitavel, muito menos numa pessoa com a sua responsabilidade.


O que não se compreende é que o Primeiro-ministro e/ou o Governo da República não tenha nada a dizer sobre esta matéria.
Partilhar