domingo, julho 24, 2005

A INTELIGÊNCIA JÁ NÃO É O QUE ERA

José Sócrates adjectivou de «inteligente» as respostas do seu Ministro Freitas ao DN.

Depois de ouvir estas declarações do sr. Primeiro-ministro, fiquei preocupado, pois já tinha lido a entrevista e provavelmente tinha-me escapado alguma coisa. Voltei a ler a entrevista mas, continuei sem encontrar vestígios - dignos de monta - da dita tal... bem pelo contrário.

Senão vejamos, se considerarmos os factos subsequentes, identifico pelo menos - e por enquanto - dois "tiros" certeiros do Professor Freitas nos próprios pés.

O Professor Freitas quis aproveitar-se da indecisão do PS na escolha do seu candidato presidencial e aproveitou a entrevista para "sugerir" ao PS o apoio à sua candidatura. Se o Sr. Professor tivesse pensado um pouco, chegaria à conclusão que o aparelho do partido socialista nunca aceitaria apoiar um candidato com o seu passado político. As suas declarações acabaram por espicaçar os socialistas a acelerarem a sua busca presidencial. O nome de Manuel Alegre começou a ganhar maior consistência e também Mário Soares é "pressionado" a avançar contra um suposto forte candidato de Centro-Direita - há quem diga que é o Professor Cavaco Silva. :)

Como se pode observar afinal a entrevista teve o condão de servir simultaneamente como tiro de partida e "tiro" no próprio pé do Professor Freitas. Se graças às suas declarações a sua candidatura acabou quando começou, por muito que me esforçe não consigo discernir nesta opção do Ministro dos Negócios-Estrangeiros nada de inteligente.

O segundo "tiro" é mais sub-reptício pois parte da suposição que as "críticas" de Freitas às falhas de comunicação governamentais, não se dirigiam ao Governo mas teriam sido direccionadas ao Minístro Campos e Cunha que acabou por abandonar as suas funções escassos dias depois.

Apesar desta análise de conteúdo à entrevista de Freitas só ter surgido após o Ministro Campos e Cunha ter abandonado o Governo, a verdade é que essa saída abalou a credibilidade do Governo e não veio a ajudar em nada à superação da crise política-económica que se vive nos últimos tempos no nosso país e que este Governo assevera estar empenhado em querer ultrapassar.

Este cenário de instabilidade governativa que se traduz numa falta de rumo que é cada vez mais evidente, acaba por beneficiar a candidatura de Cavaco Silva, tal como têm indiciado as últimas sondagens.

Como se vê, é difícil de descortinar sinais de inteligência nesta entrevista de Freitas do Amaral, e só mesmo quem anda muito desatento como o nosso Primeiro-ministro, consegue encontrar inteligência onde ela não existe de forma alguma, ou então a inteligência já não é o que era.
Partilhar

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

“Após 4 meses demitiu-se o Ministro de Estado e das Finanças, o nº 3 na hierarquia do Executivo. Em Novembro, após 4 meses demitiu-se o Ministro Adjunto e do Desporto, o último da hierarquia do Executivo. Por causa disso o Presidente desencadeou o processo de dissolução da Assembleia da República. Agora o Sampaio está caladinho, com o rabinho entre as pernas. É a sua Disfunção Eréctil (vulgo “Tesão de Mijo”) que o torna cobarde” – Quitéria Barbuda in “O Fim da 3ª República” Revista “Espírito”, nº 12, 2005.

www.riapa.pt.to

26 Julho, 2005 18:51

-----------------------------------

Estive a ver o site que indicaste e o minímo que posso dizer é que é bastante arrojado... :)

Quanto ao Sampaio... é uma tristeza completa como Presidente da República. É um dos principais responsáveis pelo estado lastimável em que se encontra o nosso país.

André

terça-feira, julho 26, 2005 10:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

“Geralmente os Invertidos costumam ser muito teimosos, como que para darem uma de Machos. Por isso, a Ota é para construir, mesmo que para isso se corra com o Ministro das Finanças” – Quitéria Barbuda in “A Teimosia dos ‘Alegres’ “, revista “Espírito”, nº 11, 2005.

www.riapa.pt.to

26 Julho, 2005 18:52

-----------------------------------

Uma das principais características do Sócrates é a teimosia... se é por ser "invertido"... isso não o sei. :) O que sei é que a teimosia é um defeito e não uma virtude como alguns querem fazer crer. Quando o teimoso é simultaneamente incompetente, a situação agrava-se consideravelmente. Os resultados estão à vista... para quem os quiser ver.

André

terça-feira, julho 26, 2005 10:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

“Uma Esquerda que apresenta como Candidato à Presidência um velho cujo nivel de inteligência parou há 20 anos atrás, e que na juventude pisou a Bandeira Nacional, não tem muito Futuro” – Quitéria Barbuda in “O Fim da Esquerda, o Início da Direita”, Revista “Espírito”, nº 12, 2005.

www.riapa.pt.to

26 Julho, 2005 18:55

-----------------------------------

O Soares é o candidato ideal para a esquerda e é o exemplo concreto que as ideias da esquerda são velhas e caducas.

André

terça-feira, julho 26, 2005 10:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial