quinta-feira, julho 28, 2005

EXCLUSIVO: ESCUTA TELEFÓNICA A JORGE SAMPAIO

Tive o privilégio de ter acesso a esta escuta telefónica efectuada ontem à noite ao telefone do Presidente da República Jorge Sampaio no Palácio de Belém, e dada a sua relevância, transcrevo-a na íntegra:

José Sócrates (JS): Está?

Presidente da República (PR): És tu Zé Sócrates?

JS: Sou sim! Quem é que fala?

PR: Sou eu pá… o Jorge!

JS: Tudo bem Jorge? Se me estás a ligar a esta hora é porque já tens novidades não é?

PR: Novidades?

JS: Então o Soares já aceitou?

PR: Já aceitou o quê pá?

JS: Como me estás a ligar a esta hora, julgava que já o tinhas convencido a candidatar-se a Belém.

PR: Eu? Convencer o Soares? Deves-me estar a confundir com outro pá…

JS: A confundir? Mas... não estou a falar com o Jorge Coelho?

PR: Não pá! Daqui fala o Jorge Sampaio! S-A-M-P-A-I-O!

JS: Ahhhh… Peço desculpa Sr. Presidente, é que julgava que estava a falar com o nosso Companheiro Jorge... Coelho.

PR: O que eu estou a ver é que agora não acertas uma pá!

JS: (silêncio)

PR: Está?

JS: Sim… sim!

PR: Ó pá… agora não se pode dizer-te nada que amuas logo… já pareces um menino mimado da Direita reaccionária pá.

JS: Sabe… é que ultimamente tenho andado mais susceptível do que é habitual.

PR: Deixa-te de lamúrias pá!

JS: Está bem Sr. Presidente! Diga... diga lá!

PR: Então vamos directos ao assunto pá…

JS: Força!

PR: Então é assim: eu já não sei como fugir às perguntas dos jornalistas e aos comentaristas reaccionários que estão sempre a dizer que eu utilizo dois pesos e duas medidas pá...

JS: Pois...

PR: Vê lá é se falas com a tua equipa para ver se eles deixam de abrir a boca e de dar entrevistas, pois cada vez que o fazem ou entra mosca ou sai asneira.

JS: Pois...

PR: Pois? Isto assim não pode continuar pá! Eu quero sair com dignidade!

JS: Com dignidade?

PR: Ó pá… pelo menos com a que me resta.

JS: O Sr. Presidente pode estar descansado!

PR: Posso?

JS: Pode! Vou falar com todos os Ministros e Secretários de Estado e avisá-los que a partir de agora só podem fazer declarações ou dar entrevistas com a minha autorização prévia.

PR: Boa! É assim mesmo pá!

JS: Caso contrário indico-lhes o mesmo caminho que indiquei ao Campos e Cunha…

PR: W H A T ?

JS: Indico-lhes o...

PR: ESTÁS DOIDO OU QUÊ PÁ?

JS: Mas...

PR: Mas o quê pá? Nem penses em mandar mais nenhum embora… então é que os reaccionários não me largavam mais a perna pá.

JS: Então o que é que faço Sr. Presidente? É que os jornalistas reaccionários também andam atrás de mim.

PR: Ó pá… faz como eu! Tenta passar despercebido e quando te perguntarem alguma coisa que não te interessa responder faz uma cara séria, não olhes para eles, e faz uma retirada estratégica.

JS: Realmente é boa ideia Sr. Presidente!

PR: Eu só dou bons conselhos pá! E agora até temos a vantagem de terem chegado as férias e o pessoal começar a acalmar.

JS: Tem toda a razão! Obrigado Sr. Presidente!

PR: De nada pá! … Já agora…

JS: Sim?

PR: Vê lá se esqueces aquilo da OTA e do TGV pá…

JS: Esquecer a OTA e o TGV?

PR: Sim pá! És surdo?

JS: Mas Sr. Presidente...

PR: Sim...

JS: Isso é impossível!

PR: Impossivel? Mas porquê pá?

JS: É que já assumi publicamente que essas são duas das principais prioridades do meu Governo para relançar a Economia.

PR: A OTA e o TGV vão relançar a Economia? Ah...

JS: Claro que sim! E agora já não dá para voltar a trás Sr. Presidente!

PR: Ó pá… deixa lá de ser teimoso, pois já te fartaste de prometer montes de coisas e fizeste precisamente o contrário, por isso faz é o que eu te digo pá!

JS: Mas...

PR: Aqui não há mas, nem meio mas! As prioridades do teu Governo agora são outras pá!

JS: Outras prioridades do meu Governo? Mas quais Sr. Presidente?

PR: A prioridade agora é aguentares-te até ao fim do mandato pá!

JS: Ah...

PR: E olha que não vai ser nada fácil pá!

JS: Bem vistas as coisas... o Sr. Presidente até é capaz de ter razão.

PR: Eu tenho sempre razão pá! Porque eu é que sou o presidente da Junta!

JS: Da Junta?

PR: Não é da Junta é da... agora não me lembro!

JS: Da República!

PR: É isso pá! Tu percebes!

JS: Percebo?

PR: Claro que percebes pá!

JS: Claro...

PR: Boas férias Zé Sócrates!

JS: Boas férias Sr. Presidente!


----------------------------------------------------------

Deixo-vos com este exclusivo que consegui arranjar para o http://geracao-rasca.blogspot.com/ , e vou também aproveitar para tirar umas férias... :)

Volto daqui a 2 semaninhas.

Boas férias para todos!

Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boas férias! Vê lá se vais para o Vau e para Boliqueime fazer outras escutas!

quinta-feira, julho 28, 2005 11:23:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial