quinta-feira, novembro 01, 2007

Leitura aleatória

Respondendo ao desafio lançado aqui pela Leonor, cá vai a quinta frase da centésima sexagésima primeira página do livro que tenho mais perto de mim, fruto do inspirado arrumo bibliotecário que hoje assolou a minha improdutividade:
«de girassol girar, oculto adorna»
Está num livrinho de setecentas e trinta páginas, nomeado «Retábulo das Matérias», colectânea da poesia de Pedro Tamen. O poema em questão, intitulado «29», foi retirado do livro «Primeiro Livro de Lapinova», e reza assim:
«Eu digo exacto e dito a forma
e a coluna; amor, não há, se deixo,
tempo que não converta
as sombras alongadas num só eixo
de girassol girar; oculto adorna
a santa aberta.
Lúpulo cresce então, e faz-se folha
dum íntimo teor;
de ti a mim é o vento que nos olha
num ímpeto maior.»
Recomendo.
Passo o desafio ao André Carvalho, à Cristina Silva, à Carlota.

Etiquetas: , ,

Partilhar