sexta-feira, novembro 25, 2005

«Bof Génération»






















Desde 1994, data em que escreveu o seu já célebre editorial no Jornal Público, que vem sendo atribuída, erroneamente, a Vicente Jorge Silva a autoria da expressão «Geração Rasca». A verdade é que Vicente Jorge Silva limitou-se a plagiar esta ideia de um título (“Bof Génération”) que fez furor em França em 1978 como capa da Nouvel Observateur.

A única verdade neste mito jornalístico é que Vicente Jorge Silva teve a infeliz ideia de reutilizar este título, como forma de caracterizar o comportamento de alguns jovens, que em 1994 se manifestavam em frente à Assembleia da República, por discordarem de algumas medidas “amadrinhadas” pela Ministra da Educação de então, Manuela Ferreira Leite.

É verdade que na referida manifestação os jovens de então [menos jovens agora] socorreram-se de todo o tipo de insultos e de provocações, mas é preciso não esquecer que estava um dia bastante quente e o pessoal bebeu umas cervejolas a mais. Inclusivamente, até houve um jovem que estava com tanto calor que se viu obrigado a baixar as calças para ventilar o rabiosque. Sinceramente, já vi muito pior nos nossos estádios de futebol.
Partilhar

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já não via esta foto há séculos. :)

sexta-feira, novembro 25, 2005 9:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Manuela é que também ficou muito chocada na época. :)

sábado, novembro 26, 2005 12:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Julgava mesmo que a expressão tinha sido criada pelo VJS. Já o vi falar sobre o assunto e nunca se referiu à fonte da expressão. :(

sábado, novembro 26, 2005 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A famosa foto da Geração Rasca. O pessoal estava animado nesse dia. :)

segunda-feira, novembro 28, 2005 7:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O rabiosque mais famoso da geração rasca

segunda-feira, novembro 28, 2005 9:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial