quinta-feira, abril 28, 2011

A grande ilusão [a última ilusão]

















Procurar fazer crer aos portugueses que o mesmo ilusionista que nos desgovernou nos últimos seis anos e meio ainda pode voltar a ser o próximo primeiro-ministro. É claro que não pode!

Etiquetas: ,

Partilhar

quarta-feira, abril 27, 2011

Ainda à procura dos restantes dígitos do défice de 2010

Partilhar

terça-feira, abril 26, 2011

José Sócrates cita Pessoa para afastar pessimismo‎

Aproveitanto a deixa do PM, fica aqui outra citação interessante de Fernando Pessoa:

Dos sonhadores de ideais – socialistas, altruístas, humanitários de toda a espécie – tenho náusea física, do estômago. São os idealistas sem ideal. São os pensadores sem pensamento. Querem a superfície da vida por uma fatalidade de lixo, que bóia à tona de água e se julga belo, porque as conchas dispersas bóiam à tona de água também.

Bernardo Soares, O Livro do Desassossego

Etiquetas: , ,

Partilhar

sábado, abril 23, 2011

Filhos da época

Somos filhos da época
e a época é política.

Todos os teus, nossos, vossos
problemas diurnos e nocturnos
são problemas políticos.

Quer queiras quer não,
os teus genes têm passado político,
a pele um tom político,
os olhos um aspecto político.

O que dizes tem ressonância,
o que calas tem expressão,
seja como for, política.

Mesmo passeando pelo campo,
dás passos políticos
em solo político.

Poemas apolíticos são também políticos
e lá em cima brilha a lua,
unidade que deixou de ser lunar.
Ser ou não ser, eis a questão.
Que questão, diz, querido.
A questão política.

Nem é preciso ser humano
para ganhar importância política.
Chega de seres petróleo,
ração composta ou matéria reciclavel.

Ou a mesa de debate,
cuja forma foi discutida meses a fio:
em que mesa se negoceiam a vida e a morte?
Redonda ou quadrada?

Entretanto pereciam os homens,
morriam animais,
ardiam casas,
tornavam-se os campos bravios
como nos tempos antigos
e menos políticos.

Wislawa Szymborska

Etiquetas: , ,

Partilhar

sexta-feira, abril 22, 2011

INSANITY

"doing the same thing over and over again and expecting different results"

Etiquetas:

Partilhar

quinta-feira, abril 21, 2011

Lembrete: Intenções de voto entre 14 e 19 de Abril de 2011

Há 2 dias atrás já eram outras as intenções de voto dos portugueses segundo o barómetro da Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença que também foi hoje divulgado:

PSD: 36,3; PS: 32,7; CDS-PP: 11,3; CDU: 7,8; BE: 6,9.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

Lembrete: Intenções de voto entre 15 e 17 de Abril de 2011


Há 5 dias atrás eram estas as intenções de voto dos portugueses segundo o barómetro da Marktest para a TSF e Diário Económico que foi hoje divulgado:

PS: 36,1; PSD: 35,3; CDU: 8,1; CDS-PP: 7,5; BE:6,0; Brancos/Outros: 7,0.

Não sabe/Não responde: 36% dos inquiridos.

As mulheres e os mais jovens estão maioritariamente com o PSD. As classes Alta, Média Alta e Média também preferem o PSD. As classes Média Baixa e Baixa estão maioritariamente com PS, e também são as classes que apresentam a menor percentagem de intenção de votar em Branco/Outros. Retirem as vossas ilações.

Etiquetas: , , , ,

Partilhar

Melhoras da morte

The Lovers with the Dying Man, Andrew Osta

Inexplicavelmente o morimbundo dá mostras de uma súbita melhoria. Os familiares e amigos vivem intensamente o momento. Mas a melhora da morte está longe de ser uma melhoria de facto. Com o enfraquecimento dos sistemas de defesa os sintomas desaparecem. O coração pode continuar a bater, mas a morte é questão de tempo.

Etiquetas: , ,

Partilhar

quarta-feira, abril 20, 2011

Os Belos Adormecidos

Sócrates já se demitiu há 28 dias mas há Portugueses que só agora começaram a despertar. Lentamente, lá vão saindo de uma espécie de estado de coma induzido que, em alguns casos, já durava há seis longos anos.

Alguns, certamente os mais ensonados, ainda procuram repartir a responsabilidade da crise entre o Primeiro-ministro e o Presidente da República. Mas os que já acordaram estremecem só de imaginar que no cadeirão de Belém poderia estar sentado Manuel Alegre.

Quem anda a procurar co-responsabilizar Cavaco Silva pela crise, certamente preferiria que o Presidente da República tivesse afirmado publicamente que o Primeiro-ministro parecia estar "a viver num mundo irreal", que estava a fazer "o diagnóstico errado da situação", que "devia ter recorrido à ajuda externa mais cedo, quando os juros da dívida ultrapassaram os 7%", que o Primeiro-ministro demonstrou uma "grande inconsciência em relação ao endividamento externo". Outros talvez preferissem algo um pouco mais soft, do género:"foi um erro Sócrates ter diabolizado a vinda do FMI". Mas os mais indignados talvez preferissem afirmações mais peremptórias por parte do Presidente da República, como a proferida por Rómulo Machado:"o primeiro-ministro que nos conduziu a esta situação de bancarrota não tem condições para nos fazer sair dela"; ou como as pronunciadas por Manuel Maria Carrilho: José Sócrates é um "governante medíocre" que "num dia estava quase a salvar-nos, e no dia seguinte o chumbo do PEC IV abriu um buraco de 80 mil milhões de euros"; "esteve seis anos no poder e o país está na situação em que está"; "teve todas as condições para governar Portugal ao obter uma maioria absoluta e a cooperação do Presidente da República  e não se pode queixar de ninguém a não ser dele próprio"

No meio de tanta manipulação e perante tamanha demonstração de incompetência por parte deste governo, o que ainda nos vai valendo é precisamente a intervenção ponderada do Presidente da República.

Imagem: Henry Moore

Etiquetas:

Partilhar

segunda-feira, abril 18, 2011

Cornos mas felizes

Já com uma troika no terreno a procurar infligir um castigo memorável a todos os portugueses, há quem continue a procurar a todo o custo desviar as atenções do que é fundamental para tudo aquilo que possa ser irrelevante ou acessório.
Numa primeira fase a estratégia passava por procurar imputar à oposição, e fundamentalmente ao PSD, a responsabilidade pela crise económico-financeira em que Sócrates e seus camaradas nos atascaram. Andaram umas semanas alegremente entretidos a procurar discutir a paternidade da crise, mas como a laracha não pegava, e o ADN não mente, viram-se obrigados a procurar outro fait-diver mais à mão. Verdade seja dita, não foi preciso esperarem muito. Passos Coelho e Fernando Nobre colocaram-se a jeito, e eles agradeceram embevecidos.
Desde desse dia tem sido verdadeiramente hilariante observar as mais variadas dissertações sobre as supostas intenções de Fernando Nobre e de Passos Coelho, vindas de gente que já foi enganada duas vezes por José Sócrates e que espera, com satisfação redobrada, voltar a ser embarrilada pela terceira vez consecutiva.

Etiquetas:

Partilhar

sábado, abril 16, 2011

A Herança de Sócrates

Partilhar

sexta-feira, abril 15, 2011

ÚLTIMA HORA: EQUIPA DO FMI SOLICITA AJUDA À OMS

A equipa do FMI detectou em Portugal um grave problema de saúde pública. Segundo as últimas sondagens, 33,1% dos portugueses sofrem de Síndroma de Estocolmo.

Etiquetas: , ,

Partilhar

quinta-feira, abril 14, 2011

Na indústria do futebol português não há crise!

Partilhar

Notícias do Bloqueio

«Quando pedimos ajuda, já as taxas de juros estavam insustentáveis (…) Se tivéssemos antecipado a ajuda, poderíamos ter evitado medidas tão duras».

Estela Barbot (Conselheira FMI)

[O título deste post, Notícias do Bloqueio, foi roubado ao poeta, escritor e ensaísta Eduardo Pitta, que por sua vez já tinha assumido que o tinha roubado ao poeta Egito Gonçalves.]

Etiquetas:

Partilhar

quarta-feira, abril 13, 2011

Era uma vez um Primeiro-ministro [2]

















… que dizia que a base de negociação com o FMI era um programa de estabilidade e crescimento que não contemplava o valor real do défice orçamental de 2010.

Etiquetas: , , ,

Partilhar

Era uma vez um Primeiro-ministro [1]

… que dizia que não se podia contar com ele para governar com o FMI.

Etiquetas:

Partilhar

Ó Luís... Luís!... Luís!? Queres ver que o gajo deu à sola?

Partilhar

terça-feira, abril 12, 2011

Cúmulo da idiotice

Acreditar que a solução para a crise possa de alguma forma passar por votar pela terceira vez consecutiva no mesmo primeiro-ministro comprovadamente incapaz que nos governou nos últimos 6 anos.

Etiquetas: ,

Partilhar

As virgens ofendidas

Em poucos minutos a página Facebook transbordava de mensagens de ódio. "Mentiroso" e "aldrabão" em Caps Lock eram das expressões mais utilizadas – e mais suaves –, para caracterizar a inqualificável "traição" do cidadão Fernando Nobre.

Está tudo doido!

Etiquetas: ,

Partilhar

segunda-feira, abril 11, 2011

TGV Poceirão-Madrid

















Foto da Herdade Forninho, Poceirão, Palmela

Etiquetas: , , , ,

Partilhar

Os facciosos do costume













Da esquerda à direita, todos lhe reconheciam qualidades e virtudes, mas como num dos períodos mais problemáticos da nossa História, Fernando Nobre aceitou com coragem o desafio de Pedro Passos Coelho para encabeçar a lista de Lisboa do PSD como independente… caiu o Carmo, a Trindade, e também caiu a máscara das boas maneiras a muito "boa" gente.

Etiquetas:

Partilhar

domingo, abril 10, 2011

Os irresponsáveis do costume

Partilhar

sábado, abril 09, 2011

Ó Luís, corta aí uma cebola que vou apresentar o Assis e o Ferro Rodrigues

Partilhar

sexta-feira, abril 08, 2011

Já não havia mais nada para tirar

«O PSD tirou o tapete ao país!»

José Sócrates, Secretário-geral do Partido Socialista

Etiquetas: ,

Partilhar

Resumindo e concluindo

À primeira, qualquer um pode cair;
À segunda, só cai quem quer;
À terceira, só continuam a cair os facciosos e idiotas.
Partilhar

quinta-feira, abril 07, 2011

Portugal is going down swinging















«(...) But let no one say the Portuguese are going quietly. In throwing in the towel, Finance Minister Fernando Teixeira Dos Santo did his best imitation of the fallen Wall Street chiefs Dick Fuld and Jimmy Cayne. He blamed not his government's policies or his economy's poor performance, but the evil speculators who he claimed drove Portugal unfairly into the arms of official lenders who will demand tough terms (...)»

Colin Barr, Fortune, Portugal blames bond market for bailout

Etiquetas: , ,

Partilhar

quarta-feira, abril 06, 2011

Sem comentários

Partilhar

segunda-feira, abril 04, 2011

#socratesrtp

Sócrates diz que vai continuar a fazer o seu melhor. Deus nos proteja!

Etiquetas: , ,

Partilhar

Um jovem laranjinha chamado Sócrates

«Mas como é a JSD - a 'escola' do actual líder do PSD - quem o diz, alguém esperaria uma coisa séria?»

Miguel Abrantes, que segundo algumas más-línguas é uma espécie de porta-voz encapotado do governo na blogosfera, aparenta alguma ignorância no que concerne ao percurso político-partidário do seu grande líder. Ou talvez não…

Etiquetas:

Partilhar

O melhor reforço do FCP esta época

Roberto Jiménez Gago

Etiquetas:

Partilhar

sábado, abril 02, 2011

Ainda com 30% de intenções de voto

Partilhar

sexta-feira, abril 01, 2011

Sócrates no Kindergarten

O menino andou a brincar o tempo todo como quis, escavacou todos os brinquedos, e agora amua e não quer deixar os outros meninos brincarem.

Etiquetas: ,

Partilhar