segunda-feira, junho 02, 2008

A bola costumava ser redonda


Há quem ache que é inevitável falar de futebol. É verdade.

Porém, como hoje em dia falar de futebol não quer necessariamente dizer que se fale de futebol, eu vou mostrar como é possível, mantendo-me no tema, escrever sobre outra coisa qualquer.

É que dantes, há muito, muito tempo, um jogador de futebol era um jogador de futebol e ponto final. Não havia cá publicidade, nem revistas, nem lojas, nem restaurantes, nem fundações. Acresce que, e isto não é menos importante, dantes, um jogador de futebol tinha bigode. Nos dias de hoje, tem uma permanente barba de três dias, tem creme hidratante, aparelho corrector dos dentes e fez a depilação.

Ao contrário de antigamente, quando toda a gente se estava nas tintas para o que os jogadores faziam antes ou depois dos jogos, está agora institucionalizado o acompanhamento das suas vidas pessoais. Entra-se-lhes pelas casas dentro e toca de lhes bisbilhotar as posses, de lhes fazer grandes planos das mulheres, de lhes beliscar as bochechas dos filhos.

Isto tudo leva-me a concluir que se dantes o futebol era nos relvados, entre quatro linhas, actualmente é onde nos der mais jeito ou como muito bem nos apetecer. Está visto que, assim, tenho a vida facilitada neste mês do futebol.


Imagem daqui.
Partilhar